Você está aqui: Página Inicial / Ação de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral é realizada em Pelotas

Ação de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral é realizada em Pelotas

Publicado em 28/10/2022.
A parceria entre o vereador Jone Soares e a Faculdade Anhanguera prestou serviços de saúde e orientações à população

Na manhã desta quinta-feira (27), aconteceu, no Largo do Mercado Público de Pelotas, uma ação de prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). A iniciativa foi do vereador Jone Soares (PSDB), em parceria com a Faculdade Anhanguera de Pelotas. A atividade foi realizada em alusão ao Programa Municipal de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral, lei que foi proposta pelos vereadores Jone Soares e Sidnei Fagundes e sancionada em agosto de 2021.

Participaram da ação alunas dos cursos de Biomedicina e Enfermagem da Faculdade Anhanguera, prestando gratuitamente serviço de medição de pressão arterial e glicemia no sangue. Além disso, as acadêmicas também orientaram os pacientes a buscarem atendimento em UBS nos casos em que os resultados dos exames indicavam alguma alteração.

A biomédica e professora do curso de Biomedicina da Anhanguera, Emiliana Claro Ávila, falou da importância de ações como essa, que levam informações fundamentais sobre saúde para as pessoas que transitam pelo local. “E acima de tudo, é uma oportunidade para que os nossos alunos possam pôr em prática aquilo que aprendem diariamente na faculdade, todos ganham”, complementou.

Poponente da lei e testemunha dos males do AVC, o Vereador Jone Soares destacou a necessidade de ações como a realizada no largo do Mercado. “Minha mãe já teve dois AVCs hemorrágicos e eu presencio diariamente as sequelas disso. Motivado por esse fato e ciente da importância da conscientização que propus, juntamente do saudoso Vereador Sid, que criássemos esse programa de prevenção.”

Por Assessoria de Comunicação - Vereador Jone Soares (PSDB)

Foto: Éderson Ávila - Tv Câmara Pelotas