Você está aqui: Página Inicial / Aluna do Laranjal é homenageada pelo Vereador Paulo Coitinho

Aluna do Laranjal é homenageada pelo Vereador Paulo Coitinho

Publicado em 18/10/2023.
Estudante do quinto ano discursa sobre inclusão social e o combate ao capacitismo.

Na manhã desta quarta-feira (11) a Câmara Municipal de Pelotas realizou uma Sessão Solene especial em alusão ao Dia das Crianças, celebrada no 12 de Outubro. Durante o encontro, vereadores mirins escolheram pautas, através de pedidos de proposição e apresentam no pleito municipal.

A pequena vereadora Júlia Kruger Albernaz de 10 anos, é estudante do quinto ano da escola Santa Mônica e representou o líder da bancada do CIDADANIA, Paulo Coitinho. A parlamentar mirim ressaltou em seu discurso a importância da inclusão social em diversos espaços do município para a construção de uma Pelotas que represente a diversidade. “Hoje gostaria de abordar o tema transtorno de espectro autista, após visita no Centro de atendimento autista Dr. Danilo Rolim de Moura, presenciei o atendimento que é dado de forma gratuita e constatei que o local oferece brinquedos pedagógicos e realização de terapias ocupacionais. É importante frisar que o Centro oferece tratamentos na área educacional. O que me preocupa, é que as escolas e hospitais necessitam de mais profissionais preparados para prestar apoio às pessoas que possuam qualquer tipo de deficiência oculta. Tenho ciência de que todos nós deveríamos nos informar melhor sobre o transtorno pois, a desinformação traz consigo um preconceito. Assim sendo, venho propor ao executivo que sejam realizadas divulgações através de palestras públicas, assim como a capacitação de funcionários públicos, para que possam auxiliar pessoas com autismo. Dessa forma torna a desinformação e o capacitismo sejam diminuídos já que todos nós somos pessoas precisamos se respeitadas. Concluiu a estudante.

O vereador representado na Sessão Solene enfatizou sobre a importância da participação das crianças para compreender o poder democrático. Ele acentua. “Buscamos através do projeto Vereador Mirim, despertar nas crianças a atenção dos poderes constituídos do município. Tudo o que acontece na cidade passa pelo Poder Legislativo, as propostas em plenário são discutidas pelos vereadores que são representados através do processo democrático. Essas crianças são o futuro da comunidade e é importante compartilhar dessa experiência na Sessão Solene.” Finalizou o vereador.

A Sessão pode ser acompanhada nas mídias sociais do Legislativo Pelotense nos canais 16 da Net e 21.2 da TV aberta.

Texto: Assessoria - vereador Paulo Coitinho

Foto: Fernanda Tarnac