Você está aqui: Página Inicial / Anderson Garcia é o presidente do legislativo em 2024

Anderson Garcia é o presidente do legislativo em 2024

Publicado em 29/12/2023.
Formam a Mesa Diretora os vereadores Paulo Coitinho, Rafael Dutra, Carlos Jr e Jone Soares

Na manhã dessa sexta-feira (29) a Casa Legislativa transformou-se em um cenário solene e significativo. O destaque foi a Sessão Solene dedicada à posse da Mesa Diretora de 2024. Em um ritual marcado por respeito e compromisso, os membros eleitos assumiram suas responsabilidades, firmando a liderança com integridade, transparência e dedicação ao serviço público. O encontro ocorreu às 10 horas no plenário Bernardo Olavo Gomes de Souza.

A Mesa Diretora Legislativa é composta por parlamentares responsáveis por coordenar atividades administrativas, organizar sessões e elaborar pautas de votação. Essa instância também gerencia o orçamento, assegura a conformidade com o regimento interno e representa a instituição em questões externas. Ela é composta por cinco vereadores, que são eleitos para o mandato de um ano.

A presidência foi eleita no dia 11 de dezembro com o placar de 17 votos favoráveis, 3 abstenções e uma ausência, assim como para os demais cargos. O resultado da votação conta com Anderson Garcia (PODEMOS) como presidente da Casa no ano de 2024, Paulo Coitinho (CIDADANIA) 1º vice-presidente, Rafael Dutra -Barriga (UNIÃO BRASIL) para 2º vice- presidente, vereador Carlos Júnior (PSD) como 1º secretário e o parlamentar Jone Soares como 2º secretário.

O presidente da Casa Legislativa de 2024, o vereador Anderson Garcia do Podemos, enfatizou sua posição como defensor do Poder Legislativo, destacando o significado inerente a esse poder e a crescente força que o mesmo tem adquirido. “Defendo o Poder Legislativo que está cada vez mais forte. Quero participar desde o início das discussões, especialmente nos conselhos que moldam o futuro da cidade. Neste ano eleitoral desafiador, a experiência é nossa aliada, preparando-nos para seguir em frente com confiança.” Concluiu o parlamentar.

O vereador Paulo Coitinho, 1º vice-presidente em 2024 e líder da bancada do CIDADANIA, enfatizou a significativa responsabilidade que assume pelo quarto ano consecutivo na Mesa Diretora. “Assumir a Mesa Diretora pelo quarto ano consecutivo é uma responsabilidade maior. Com a experiência acumulada, especialmente após um ano atípico de pandemia, destaco a parceria nesta Casa. Discutimos muitos projetos e vimos tramitar milhares de matérias, reforçando a natureza democrática do poder legislativo, como na Câmara de Vereadores. O ano vai ser marcado por intensas discussões , somado ao desafio de uma eleição que vai definir a nova representação democraticamente. Estou feliz com o cargo eleito e comprometido a agir com transparência, ética e coerência com meus colegas. Vamos continuar exercendo um mandato compartilhado dê voz e vez a todos.” Concluiu.

O 2º vice- presidente, o vereador Rafael Dutra -Barriga (UNIÃO BRASIL) expressou sua satisfação em integrar a Mesa Diretora. Além disso, destacou a gestão do ano interior, na qual foram implementadas várias reformas na Casa Legislativa. “Estou feliz em fazer parte da Mesa Diretora. No ano passado, fizemos várias melhorias na Casa, notando uma dinâmica mais eficiente. Tenho certeza que o presidente Anderson vai continuar esse trabalho e estamos focados em ampliar essas melhorias para toda a sociedade.” Destacou o edil.

O 1º secretário , vereador Carlos Júnior (PSD) ressaltou a importância ao assumir um novo compromisso no Poder Legislativo. Ele salienta .“É um dia muito importante onde eu assumo um novo compromisso no Poder Legislativo, onde já tive a oportunidade de ser o segundo secretário no primeiro ano. E a partir de hoje, tomo posse como primeiro-secretário, com a consciência dos compromissos e responsabilidades . Vamos ter muito trabalho pela frente , ano de 2024, mas estamos preparados para o próximo compromisso na Casa.”

Já o 2º secretário, o parlamentar Jone Soares (PSDB) expressou seu orgulho ao retornar a Mesa Diretora no ano de 2024. “Escrevo mais um capítulo com muito entusiasmo na minha jornada. Iniciei há 11 anos como estagiário e, hoje, estar novamente na Mesa Diretora traz boas expectativas. Estou motivado e corajoso para fazer desse ano, algo excepcional para a nossa cidade, encarando os desafios com muita energia.” Concluiu o edil.

O vereador César Brisolara (Cesinha-PSB) prefeito em exercício e líder da Casa em 2023, compartilhou sua satisfação com a transição de poder. “Alegro-me ao ver o vereador Anderson Garcia assumir a presidência, um ambiente que considero como minha casa. Como mencionado em meu discurso, tenho o espírito e o comprometimento voltados para o Poder Legislativo, a Câmara de Vereadores, o lugar onde me sinto conectado. Apesar de estar interinamente como prefeito, empenhado em proporcionar o melhor para a sociedade, é aqui que encontro meu lar. Hoje me sinto especialmente contente por vir como prefeito para dar posse ao vereador Anderson Garcia que vai dar segmento aos trabalhos iniciados em 2023.” Concluiu.

A reprise da Sessão Solene pode ser acompanhada pela Rede Câmara nos canais 16 da NET e 21.2 do canal aberto ou através da cobertura pelas mídias sociais do legislativo pelotense.

Foto Fernanda Tarnac.