Você está aqui: Página Inicial / Antônio Caringi será homenageado no mês da cultura

Antônio Caringi será homenageado no mês da cultura

Publicado em 14/02/2022.
Maio será marcado por contar história do escultor pelotense

O mês de maio em Pelotas será marcado por celebrar a cultura da cidade em seus mais variados segmentos. Com essa proposta o vereador, presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira(Marcola), protocolou projeto de lei que atribui o nome do escultor Antônio Caringi à Avenida Beira do São Gonçalo.

“Será uma justa homenagem onde pretendemos eternizar a memória do cidadão Antônio Caringi, nascido em Pelotas, que sem dúvidas é o maior escultor de obras épicas da história da Arte no Rio Grande do Sul”, disse o parlamentar.

A obra que lhe deu maior reconhecimento é a Estátua do Laçador, de 1958, um dos símbolos de Porto Alegre. Na instalação original, na Praça do Bombeiro, na entrada de Porto Alegre, pela BR-116 o monumento de 4,45 metros e 3,8 toneladas ficou durante 49 anos. Em 2007, foi transferido para o Sítio do Laçador, em frente ao antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho.

“Caringi é um orgulho para todos nós pelotenses, então nada mais justo que homenageá-lo no mês municipal de valorização da cultura”, disse Marcola.

Cabe destacar que a maioria das obras de grande porte foi consagrada através da participação em concursos, sendo vencedor de onze concursos no Brasil. Conhecido como o “Escultor dos Pampas”, Caringi privilegiou temas regionais em seus trabalhos, ligados à história e às culturas riograndenses.

Além de Pelotas, Caringi tem obras nas cidades de Porto Alegre, Bagé, Laguna, Caxias do Sul, Salvador, Rio Grande e Rio de Janeiro. Morreu aos 76 anos em 30 de maio de 1981 na cidade de Pelotas.