Você está aqui: Página Inicial / Antônio Caringi será homenageado no mês da cultura

Antônio Caringi será homenageado no mês da cultura

Publicado em 14/02/2022.
Maio será marcado por contar história do escultor pelotense

O mês de maio em Pelotas será marcado por celebrar a cultura da cidade em seus mais variados segmentos. Com essa proposta o vereador, presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira(Marcola), protocolou projeto de lei que atribui o nome do escultor Antônio Caringi à Avenida Beira do São Gonçalo.

“Será uma justa homenagem onde pretendemos eternizar a memória do cidadão Antônio Caringi, nascido em Pelotas, que sem dúvidas é o maior escultor de obras épicas da história da Arte no Rio Grande do Sul”, disse o parlamentar.

 A obra que lhe deu maior reconhecimento é a Estátua do Laçador, de 1958, um dos símbolos de Porto Alegre. Na instalação original, na Praça do Bombeiro, na entrada de Porto Alegre, pela BR-116 o monumento de 4,45 metros e 3,8 toneladas ficou durante 49 anos. Em 2007, foi transferido para o Sítio do Laçador, em frente ao antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho.

 “Caringi é um orgulho para todos nós pelotenses, então nada mais justo que homenageá-lo no mês municipal de valorização da cultura”, disse Marcola.

 Cabe destacar que a maioria das obras de grande porte foi consagrada através da participação em concursos, sendo vencedor de onze concursos no Brasil. Conhecido como o “Escultor dos Pampas”, Caringi privilegiou temas regionais em seus trabalhos, ligados à história e às culturas riograndenses.

 Além de Pelotas, Caringi tem obras nas cidades de Porto Alegre, Bagé, Laguna, Caxias do Sul, Salvador, Rio Grande e Rio de Janeiro. Morreu aos 76 anos em 30 de maio de 1981 na cidade de Pelotas.

Redes Sociais
Facebook Flickr Instagram
Rede Câmara

Rede Câmara

Rádio Câmara

Rádio Câmara

Portal da Transparência

Rádio Câmara

Legislação da Câmara

Rádio Câmara

LicitaCon

LicitaCon