Você está aqui: Página Inicial / Aprovado na Câmara Projeto de Lei que propõe a realização de feiras noturnas no município

Publicado em 24/03/2022.
A iniciativa vai permitir que bancas comercializem das 18h à 00h

Atualmente, funcionam cerca de 36 feiras livres em diferentes dias da semana e em diversos locais da cidade, porém são poucas as que funcionam após as seis horas da tarde, e essas ficam abertas no máximo até às nove horas da noite. Por este motivo, o vereador Jair Bonow (PP) protocolou na Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que dispõe sobre autorizar a realização de feiras livres noturnas em Pelotas.

Aprovado na sessão ordinária desta última quarta-feira (23), a proposição permite o funcionamento das feiras no horário das 18:00 às 00:00. De acordo com a justificativa da matéria, a expansão do horário vai corroborar em diversos pontos. O primeiro, é o da economia, a feira a noite vai contribuir com a movimentação da economia local, já que será mais uma oportunidade para os feirantes comercializarem seus produtos. Além disso, beneficiarão diretamente as pessoas que durante o dia estão trabalhando e não possuem tempo durante o expediente para realizar suas compras.

A mudança de hábitos do consumidor impede que as feiras tradicionais possam atender a toda população, por isso a iniciativa de organizar feiras no período da noite. Em grandes centros essa prática já é comum. Cidades estão cada vez mais flexíveis, e Pelotas tem um público para horários alternativos, a feira noturna ajuda ambas as partes, auxiliando o produtor e o consumidor.

“As feiras livres são importantes alternativas para a população ter acesso a alimentos saudáveis, produzidos na nossa região por agricultores familiares. Os feirantes desempenham o papel fundamental de levar produtos frescos e com preços mais acessíveis às pessoas. Além disso, as feiras são um importante aspecto cultural e regional para o município”, explica o vereador.

Por assessoria de imprensa vereador Jair Bonow (PP).

Foto: Rodrigo Chagas