Você está aqui: Página Inicial / Arquivos Soltos / Dia da Cavalgada da Joaquina é incluído no calendário oficial do município

Dia da Cavalgada da Joaquina é incluído no calendário oficial do município

Publicado em 19/09/2018.
Projeto de Lei foi proposto pelo Vereador Fabrício Tavares
Dia da Cavalgada da Joaquina é incluído no calendário oficial do município

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Pelotas aprovou por unanimidade, na sessão desta quarta-feira, projeto de lei do vereador Fabrício Tavares (PSD), que inclui no calendário cultural do município o Dia da Cavalgada Feminina das Joaquinas. O grupo “Joaquinas” pertence ao CTG Thomáz Luiz Osório, uma das mais expressivas entidades culturais do estado, totalmente voltada ao tradicionalismo do Rio Grande do Sul.

A primeira cavalgada foi feita no dia 23 de outubro de 2016, ocasião na qual foram percorridos dezoito quilômetros, com a participação de treze mulheres cavalarianas, em homenagem ao outubro rosa e por esse motivo o dia 23 de outubro estará incluído no calendário cultural do município a partir da aprovação da presente lei.

O nome “Joaquinas”, que identifica o grupo, é em homenagem a Dona Francisca Joaquina de Almeida Castelo Branco, que era esposa do Coronel Thomaz Luiz Osório. “A manifestação é mais do que justa. A Câmara apenas referenda com este reconhecimento uma expressão liderada por mulheres e que está presente numa das mais importantes entidades culturais do estado que é o CTG Thomáz Luis Osório”, falou Fabrício após a aprovação da lei.

Texto: Assessoria de imprensa do vereador Fabrício Tavares (PSD)