Você está aqui: Página Inicial / Articulação do Vereador Carlos Júnior garante mais de 200 cirurgias traumatológicas

Publicado em 20/07/2022.

O processo começou no início deste ano quando o vereador Carlos Júnior (PSD) foi procurado por pacientes que estão na fila de espera por uma cirurgia de traumatologia em Pelotas. Alguns relatos comoventes de pessoas que estão fora do mercado de trabalho ou até sem caminhar, no aguardo do procedimento.

O parlamentar determinou que um pedido de informação fosse protocolado no Poder Legislativo, para obter informações oficiais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na oportunidade a resposta foi de uma demanda reprimida de mais de mil pacientes.

Logo após, o vereador se reuniu com a direção da Santa Casa, onde recebeu dados mais atualizados, daqueles mantidos no controle da SMS. Com a exclusão de quem já tinha realizado a cirurgia, via particular ou por convênio, assim como os óbitos, o número final foi de 500 pessoas. Na oportunidade Júnior tomou conhecimento que havia um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) a ser celebrado entre MP, Prefeitura e Santa Casa de Pelotas, hospital referência da área na cidade.

Ciente da iniciativa, mas também da necessidade de recursos para financiar os procedimentos, o vereador Carlos Júnior (PSD) viabilizou junto ao deputado federal Danrlei de Deus (PSD) uma emenda parlamentar de 500 mil reais para custeio da saúde. Diante da confirmação obtida do deputado, solicitou à Prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e a Secretária Municipal de Saúde, Roberta Paganini, que fosse destinado integralmente o numerário para o atendimento da demanda reprimida da traumato, suficiente para cobrir mais de 200 cirurgias.

Na última sexta-feira (15) em uma reunião na Santa Casa de Pelotas com o diretor administrativo e financeiro do hospital, Régis Silva, Júnior comunicou oficialmente a disponibilização do valor para que o município possa arcar com quase metade das cirurgias em atraso.

A etapa seguinte é a liberação documental por parte da Procuradoria Geral do Município (PGM), organização da logística pelo hospital, e o início do chamamento, que terá um prazo máximo de 15 meses para que todos os 500 pacientes sejam submetidos ao procedimento.

O vereador Carlos Júnior (PSD) permanecerá no acompanhamento até a conclusão do processo “saímos de um clima de total incerteza para a construção de uma outra realidade, são várias pessoas e famílias neste clima de agonia, fico feliz que meu mandato pode colaborar”, afirmou o parlamentar.

Também participou do encontro a diretora de Gestão Ambulatorial e Hospital da SMS, Caroline Hoffmann.

Por assessoria de imprensa vereador Carlos Jr. (PSD).