Ato solene consolida posse da Mesa Diretora da Câmara
Ato solene, na noite de segunda-feira (5), no plenário da Câmara, aberto pelo titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vereador César Brisolara (PSB), concretizou o protocolo de posse da nova Mesa Diretora do Poder Legislativo de Pelotas, oficializada em sessão na tarde de sexta-feira (2). O presidente Michel Ferreira Escalante (Michel Promove - PP), junto com Marcelo Bagé (1º vice-presidente – PL), Tauã Ney (2º vice – PSDB), Paulo Coitinho (1º secretário – Cidadania) e Arthur Halal (2º secretário – PP), estará à frente na gestão de 2026.
“A Câmara é espaço de pessoas diferentes umas das outras e não há agente político ou instituição capaz de determinar o controle deste Poder. O Legislativo é independente, embora aberto ao diálogo, em nome do compromisso que tem com a cidade. A Presidência e Mesa Diretora visam resgatar o protagonismo que esta Casa merece”, frisou, determinado, o presidente Michel Promove.
Depois da execução do Hino Nacional, acompanhada pelo plenário lotado de convidados, autoridades e vereadores, o ex-presidente Carlos Junior (PSD) pronunciou-se para referências sobre o ano de 2025, quando esteve no comando da Câmara. “Não foi um ano fácil e manifesto gratidão por tudo que passamos, pelos desafios e pelo apoio da Mesa Diretora, equipe e servidores. Com muito trabalho, encerramos 2025 com saldo positivo. Os embates são naturais do processo democrático, mas temos aqui vereadores dedicados às suas pautas. Isso proporcionou o avanço de projetos. Sucesso à nova Mesa.”
Em nome do Executivo, representando o prefeito Fernando Marroni, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária da Prefeitura, Marcos Ferreira (Marcola), saudou a nova Mesa e os presentes. Reportando-se ao presidente Michel Promove, afirmou: “Ele se construiu por meio da luta e do trabalho. Temos a história de um vencedor, que não precisou pisar em ninguém e, sempre que caiu, levantou-se com firmeza para seguir adiante.” Sobre os poderes constituídos – Câmara e Prefeitura – disse que devem caminhar unidos, harmônicos e que um depende do outro.
O último pronunciamento foi do presidente Michel Promove, eleito vereador em primeiro mandato no ano de 2000 e reeleito em 2024. Emocionado, com foco na justiça, no respeito e na responsabilidade pública, registrou a presença da mãe Lizete, de irmãos, da esposa Marcela e dos filhos, Martina de três anos e Martins de três meses, além de servidores, assessores, amigos e demais convidados. Também citou lideranças partidárias progressistas, como o ex-deputado federal Érico Ribeiro, o ex-vereador Mansur Macluf e representados.
O presidente reportou-se à sua trajetória, resgatando a lembrança de passagens marcantes desde a infância. “Sempre lutei e falo da minha vida com orgulho pelos esforços que empreendi para superar obstáculos e momentos muito difíceis. A política ocupa tempo integral e nossa cidade, pobre, tem problemas sérios em diversas áreas, principalmente saúde e educação – educação de base. Vamos priorizar esses temas, discutir isso neste colegiado”, ressaltou, salientando que soube esperar o momento certo, com humildade, para pôr o seu nome à disposição para presidir a Casa e destacou o trabalho satisfatório realizado pelo vereador Carlos Júnior, que o antecedeu na presidência.
Michel Promove encerrou o ato solene com ênfase ao propósito de implantar e conduzir a gestão com consciência. “Sei o quanto a cidade precisa do Legislativo e vamos trabalhar em equipe pelo interesse de Pelotas, para melhorar a qualidade de vida das pessoas, para que os serviços públicos cheguem até elas.” Os hinos Rio-grandense e de Pelotas finalizaram a cerimônia, seguida de confraternização.
Estiveram presentes, além dos parlamentares citados, os vereadores Éder Blank (PSD), Cauê Fuhro Souto (PV), Júnior Fox (PL), Daniel Fonseca (PSD), Marcelo Fonseca (UB), Antônio Peixoto (PSD).