Você está aqui: Página Inicial / Audiência Pública aborda combate e prevenção ao AVC

Audiência Pública aborda combate e prevenção ao AVC

Publicado em 08/11/2022.
O debate foi proposto pelo vereador Jone Soares, autor da lei acerca do tema.

Na manhã desta segunda-feira (07), aconteceu, no Plenário da Câmara Municipal de Pelotas, uma audiência pública para debater sobre o combate e prevenção ao acidente vascular cerebral. O proponente da Audiência foi o vereador Jone Soares (PSDB), autor da Lei Municipal nº 6.953/2021, que institui o Programa Municipal de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral.

Participaram da Audiência Pública o médico neurologista, Dr. Flamarion Freitas de Freitas, a coordenadora da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, Luciane Schiavon, a nutricionista Mariana Moreno Bueno e o fisioterapeuta Danilo Medeiros.

Segundo o neurologista Dr. Flamarion Freitas de Freitas, um AVC acontece quando parte do cérebro tem seu fluxo de sangue diminuído ou interrompido. “Existem dois tipos de AVC, o isquêmico, causado pela obstrução de uma artéria, e o hemorrágico, provocado pelo rompimento de uma artéria”.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Pelotas registrou diminuição nos casos de internações provocadas por acidentes vasculares cerebrais desde o ano de 2020. O número de pacientes caiu de 401 para 303 em 2021. Neste ano, até junho, 152 pessoas foram hospitalizadas em razão da doença. Ainda segundo a SMS, a baixa nos índices se deve, principalmente, ao tratamento preventivo. “A mudança de comportamentos e a adesão de uma rotina de vida mais saudável são fatores fundamentais nesses casos”, destacou Luciana.

Outro cuidado importante no que tange à prevenção ao AVC é com a alimentação. “Evitar o consumo excessivo de sal, açúcar e alimentos ultraprocessados é essencial para manter a saúde em dia e prevenir complicações como um AVC”, complementou Mariana.

Além da prevenção, foi destacada a importância do tratamento das consequências e sequelas resultantes de um AVC. Segundo o fisioterapeuta Danilo Medeiros, “não há um tratamento único a ser seguido, cada paciente pode precisar de cuidados diferentes e não há um prazo estabelecido, a reabilitação funciona de forma diferente para cada um.”

A orientação, em caso de suspeita de acidente vascular cerebral, é de que o paciente procure o SAMU pelo 192 ou atendimento no Pronto Socorro de Pelotas, na Rua Barão de Santa Tecla, 834.

Por Assessoria de Comunicação - Vereador Jone Soares

Foto: Jessica Rodrigues - TV Câmara Pelotas