Você está aqui: Página Inicial / Audiência Pública discute planejamento turístico no município

Audiência Pública discute planejamento turístico no município

Publicado em 09/06/2023.
Projeto Doces Caminhos Rurais é lançado durante o encontro.

Na última quarta-feira (07) ocorreu no Plenário Bernardo Olavo Gomes de Souza, a reunião da Comissão Temática de Cultura e Turismo da Cidade. O encontro contou com o lançamento do projeto ‘Doces Caminhos Rurais’ que abrange os sete distritos inseridos na colônia de Pelotas e mais de cinquenta empreendimentos do turismo rural do município.

O presidente da Comissão, o vereador Rafael Amaral (PP), ressaltou sobre a importância do planejamento para a concretização dos projetos de turismo no município. Ele afirma: “nós fechamos uma reunião com o Secretário Estadual de Turismo, já entregamos projetos ao Governo do Estado, vamos agora fazer uma nova apresentação técnica aos projetos de Pelotas e região. Hoje tivemos o lançamento desse projeto que vai ser apresentado na Fenadoce, mas, foi anunciado primeiramente na Câmara municipal, o que mostra que o parlamento está inserido nas pautas municipais e não está desconectado com o mundo.” Conclui o edil.

A presidente do Grupo Associativo de Empreendedores em Turismo Rural de Pelotas, Nívea Saraiva apresentou o lançamento do ‘Doces Caminhos Rurais’ na Audiência Pública. Ela informou que o projeto tem relação com a inclusão e a alusão histórica da Princesa do Sul. “Esse projeto vem com um novo nome, mais inclusivo e criativo. O ‘Doces’, representa a Costa Doce gaúcha e também os doces de Pelotas. ‘Caminhos’, por que a região é a serra dos Tapes, os índios Tapes caminhavam pela região e ‘Rurais’’ porque o turismo rural traz uma maior diversidade de experiências”.

O vice-presidente da Comissão, o parlamentar Antonio Peixoto (PSD), enfatizou a fomentação do debate para solucionar as demandas que acarretam no âmbito do turismo rural. Ele salienta: “o primeiro passo foi dado e é um grande desafio para o turismo rural de Pelotas desenvolver esse importante setor.” Finalizou o vereador.

Estiveram presentes no encontro entidades representativas e os vereadores Jurandir Silva (PSOL) e Paulo Coitinho (CIDADANIA). A Audiência Pública pode ser acompanhada através das mídias oficiais do parlamento pelotense.

Texto: Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal

Foto: Fernanda Tarnac