Você está aqui: Página Inicial / Audiência Pública, dá visibilidade à Síndrome de Down

Audiência Pública, dá visibilidade à Síndrome de Down

Publicado em 28/03/2023.
Reunião, ocorrida na manhã desta segunda-feira (27), reuniu pessoas com Trissomia 21 e entidades ligadas à causa.

Uma das últimas atividades da Semana de Conscientização e Orientação sobre a Síndrome de Down, ocorreu na manhã desta segunda-feira (27), no Plenário da Câmara Municipal. Através de proposição do vereador Cristiano Silva (UNIÃO), uma Audiência Pública, pautou a Trissomia do 21 e a necessidade da comunidade respeitar, conectar e incluir as pessoas com a síndrome.

Para o proponente, vereador Cristiano Silva, ‘‘é preciso perceber e repudiar o capacitismo presente na sociedade, ou seja, identificar o preconceito relacionado às pessoas com síndrome de down”. Para o parlamentar, a população precisa entender que cada indivíduo é diferente um do outro e as suas diferenças colaboram para a construção de uma sociedade inclusiva.

Participaram da Audiência Pública, além do proponente, os vereadores Jone Soares (PSDB), Jurandir Silva (PSOL), Miriam Marroni (PT), Paulo Coitinho (CIDADANIA), a secretaria municipal de educação e desporto, a 5ª coordenadoria regional de educação e as seguintes instituições/ organizações: Associação de Pais de Down de Pelotas (APDPEL), Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (APAJAD), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro de Autismo Dr. Danilo Rolim de Moura, Centro de Reabilitação de Pessoas (CERENEPE), Conselho da Pessoa com Deficiência, Projeto de Extensão Novos Caminhos e o Rotary Club Pelotas Oeste.

Texto: Assessoria de Imprensa – vereador Cristiano Silva (UNIÃO)

Foto: Volmer Perez