Você está aqui: Página Inicial / Audiência Pública debate a criação do Dia Nacional do Jóquei

Audiência Pública debate a criação do Dia Nacional do Jóquei

Publicado em 09/05/2022.

A iniciativa do vereador Carlos Júnior (PSD), que é também presidente da Comissão de Desporto da Câmara Municipal, aconteceu na manhã desta sexta-feira (06) no Plenário do Legislativo Pelotense.

A proposta atendeu a um pré-requisito de um projeto que tramita na Câmara dos Deputados, com objetivo de criar o Dia Nacional do Jóquei, como forma de reconhecimento a uma profissão que se caracteriza pela preparação para as disputas turfísticas e a relação afetiva do homem com o animal.

O professor Paulo Fiss, idealizador do projeto apresentado durante a audiência, defendeu que a data seja o dia do nascimento do jóquei Dirceu Ruas, uma homenagem póstuma a um profissional das rédeas com uma história consagradora no Hipódromo da Tablada.

Outro que se manifestou durante o encontro foi o jóquei Vilmar Nunes, o mais antigo em atividade do mundo, que relembrou sua trajetória iniciada nos anos 50, e que mesmo acometido de algumas enfermidades, não abandonou a prática turfística.

Enquanto Carlos Ruas, neto de Dirceu Ruas, agradeceu em nome da família a proposta que presta homenagem à história do seu avô.

O vereador Paulo Coitinho (Cidadania) sugeriu que a Câmara Municipal de Pelotas aprove uma moção de apoio ao projeto, e remeta para a Câmara dos Deputados em Brasília.

O vereador Carlos Júnior (PSD) demonstrou satisfação pelo debate realizado “ tivemos relatos marcantes e emocionantes, que justificam a iniciativa defendida na proposta do professor Paulo Fiss, que perpetua na memória de Dirceu Ruas, a história de muitos adeptos do mundo turfístico.

Participaram outras personalidades como o ex-presidente do Jocquey Club de Pelotas, Léo Rochefort, a filha do homenageado Dirceu Ruas, Fátima Ruas, e o presidente do Conselho do Jocquey Club de Pelotas, Eduardo Abreu.