Você está aqui: Página Inicial / Audiência Pública é marcada por debates importantes para o tradicionalismo

Audiência Pública é marcada por debates importantes para o tradicionalismo

Publicado em 14/05/2022.
Projetos, Leis e tradicionalismo nas escolas movimentaram a reunião

Com intuito de debater a cultura tradicionalista na cidade de Pelotas, foi realizada na última sexta-feira (13) uma Audiência Pública, diretamente da 32a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), maior evento tradicionalista promovido pelo MTG. A proposta foi do Vereador Paulo Coitinho (Cidadania), que atualmente é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Tradicionalismo, Cultura e Festas Populares de Pelotas.

Durante a reunião diversos assuntos que tangem a cultura tradicionalista foram debatidos, entretanto o assunto com maior destaque foi a aprovação da Lei 7.026/2022 que autoriza a prefeitura à inclusão do conteúdo sobre tradicionalismo, cultura e folclores gaúcho, nas escolas públicas da rede municipal de ensino. De autoria do vereador Paulo Coitinho, que não encapotou a sua felicidade em aprovar a proposição:

''Ontem nós tivemos a felicidade de ter a nossa lei sancionada pela prefeita Paula em relação a inclusão nas escolas públicas do município as matérias de cunho tradicionalistas, simplificando para os estudantes entenderem do que trata sobre o tradicionalismo, a cultura e o folclore gaúcho. Então principalmente por Pelotas que tem na sua essência o seu DNA formação da tradição, muito também chegando pelas Charqueadas, pela região sul aqui, pelos pampas. Somos vizinhos da primeira capital farroupilha que é Piratini, nos enche de alegria, de felicidade estar propondo essa lei que por hora foi aprovada e agora essa audiência pública”, falou Coitinho.

O vereador ainda enalteceu a parceria da Câmara Municipal de Pelotas com a 26a Região Tradicionalista, que resultou no apoio para trazer o evento da FECARS para Pelotas. Sendo esse evento um marco histórico para a região sul do Estado, além de incentivar o tradicionalismo para as próximas gerações:

''A Câmara Municipal de Vereadores, também tem sido parceira aqui na FECARS. Porque nós acreditamos que precisamos incentivar a cultura gaúcha, nós precisamos incentivar tudo aquilo que vem a acrescentar na evolução dessas crianças. Muitas daquelas que já estavam participando de eventos, de danças, de invernadas que ficaram dois anos pelo distanciamento longe dessas dessas atividades. Então precisamos retomar o eixo normal da vida e de fora não poderia ficar o que nos traz aqui hoje, que é a tradição gaúcha'' - falou Coitinho.

A mesa da audiência foi composta também pelo coordenador da 26a RT, Marcio Adir e pelo Secretário de Cultura de Pelotas, Paulo Pedroso, que comemorou a realização da FECARS, haja vista que com o cenário da pandemia global atrasou os planos de Pelotas ser sede do evento, além disso aproveitou para parabenizar o vereador pela realização da Audiência Pública, que segundo Pedroso, é uma marca da cooperação entre o legislativo e executivo:

'' É muito importante Pelotas sediar a trigésima segunda FECARS, já que nós tivemos dois anos, sem poder realizar. Estava tudo pronto para acontecer em 2020 e no dia 19 de março foi anunciado então que os eventos daquele ano foram todos cancelados por tempo indeterminado. E assim começamos 2022 a tratar novamente dos eventos e as liberações, a 26a começou então a mobilização para montar e aconteceu hoje como foi a abertura pela manhã deste grande evento na região sul. Além disso é muito importante pautar sempre esse assunto e o vereador Paulo Coutinho está de parabéns porque é necessário esse diálogo entre a organização, no caso aqui é a vigésima sexta, o Poder Executivo e o Poder Legislativo'', comentou o Pedroso.

O secretário aproveitou o espaço para comentar sobre as preposições adicionadas pelo vereador Paulo Coitinho no plano municipal de cultura, que possui validade de 10 anos. Que a partir da aprovação no último mês, passou a ter na ementa a criação dos festejos gauchescos, acampamento farroupilha e festas campeiras, como eventos previstos no cenário cultural:

''Isso é um grande avanço para Pelotas porque o plano de cultura ele coloca as diretrizes para os próximos dez anos. E o tradicionalismo não estava sendo contemplado no primeiro texto como deveria ser. Pelotas hoje tem mais de 17 CTGs então foi muito importante essa proposta do vereador. Essa tradição tão grande que é do nosso Estado e Pelotas merece atenção", finalizou o secretário.