Você está aqui: Página Inicial / Audiência Pública marca encerramento de ciclo de palestras do Junho Verde

Audiência Pública marca encerramento de ciclo de palestras do Junho Verde

Publicado em 01/07/2022.
Evento reuniu membros do legislativo e entidades ambientalistas para apresentação de informações do Secretário de Qualidade Ambiental, Eduardo Schaefer

Na manhã de ontem (30), a Câmara Municipal promoveu uma Audiência Pública para debater as políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), na presença do Secretário Eduardo Schaefer. A solenidade marcou o último encontro do ciclo de ações do Junho Verde.

Eduardo apresentou o histórico do departamento, rotinas, metas e indicadores, a fim de prestar informações tanto para o serviço público quanto para a comunidade. Dentro os assuntos, o secretário destacou a questão do bem-estar animal, e o ordenamento do uso do solo que são assuntos recorrentes na comunidade pelotense.

''A questão ambiental hoje tá muito em voga, consideramos a questão do bem-estar animal muito importante, pois também é uma determinação da prefeita Paula. Esta pauta está muito enraizada na nossa sociedade. A questão do ordenamento do uso e ocupação do solo hoje na cidade, além dos licenciamentos ambientais são questões que com bons olhos o município está crescendo e se desenvolvendo. Precisamos pela SQA e pelo Poder Público, estabelecer um equilíbrio entre desenvolvimento econômico e meio ambiente”, disse o chefe da pasta.

O secretário ainda destacou a importância do debate acerca da temática do meio ambiente, e salientou a integração do poder legislativo com executivo para promover mudanças:

''É fundamental a integração entre poderes, sociedade civil para que façamos uma grande rede de sustentabilidade ambiental. Tenho pregado na na secretaria que é o compartilhamento das ações de meio ambiente que vão acabar por irradiar um movimento de conservação, de preservação junto à nossa cidade e à natureza”, comenta Eduardo.

Foram mais de cinco encontros ao longo desse último mês, onde o Junho Verde foi considerado um case de sucesso pelo parlamento pelotense e foi comemorado pelo presidente Marcos Ferreira (Marcola - sem partido), que espera que a solenidade faça parte da rotina legislativa nos próximos anos,

''Cuidar do meio ambiente não é apenas um ato necessário, é uma questão de educação e civilidade, pois é onde pisamos, cultivamos e prosperamos. Vejo também como uma forma de garantir um futuro melhor para as próximas gerações, então promover essas ações ao longo do mês foi de suma importância, por que, nós do legislativo, estamos aqui também para dar exemplo'', disse Marcola.

Participaram da reunião os vereadores, Jurandir Silva (PSOL), Cristiano Silva – presidente da Comissão de Meio Ambiente (UNIÃO BRASIL), Jone Soares (PSDB), Carla Cassais (PT) , Miriam Marroni (PT), e também os professores Antônio Soler (UFPEL) e Marcelo Dutra (FURG).