Você está aqui: Página Inicial / Banda Musical do Colégio Gonzaga torna-se Patrimônio Histórico-Cultural e Imaterial de Pelotas

Publicado em 05/09/2022.
No dia que completou 64 anos de fundação, a banda desfilou pelas ruas de cidade e causou emoção e nostalgia no público presente

Quem estava no centro de Pelotas no final da manhã de sábado parou para ver a banda passar. A data foi propositalmente escolhida, 03 de setembro. Dia de fundação da Banda do Colégio Gonzada que em 2022 completa 64 anos de fundação e comemora 50 anos do primeiro dos três títulos consecutivos do Campeonato Nacional, realizados nos anos de 1972, 1973 e 1975 (em 1974 não houve campeonato), em São Paulo. A volta às ruas da cidade causou emoção e nostalgia às centenas de pessoas que acompanharam a banda pelas ruas.

O cortejo musical saiu da escola, pela rua Senador Mendonça, descendo a Andrade Neves, até a esquina do Mercado Público, com uma apresentação em frente a prefeitura e retornando à escola pela 15 de Novembro.

Emocionado durante grande parte do percurso, Nedi Fernandes da Rosa, líder da banda chamado de Mor é o responsável por coordenar o ritmo. Integrante há 1968, Nedi é um dos integrantes mais antigos e fala da trajetória com orgulho e satisfação.

“De lá pra cá a banda foi uma escola de vida e esse sonho de a reerguer é incomparável”, comemora ele.

Um dos pontos altos, foi a entrega da placa de homenagem e de reconhecimento aos 64 anos da Banda e que a torna, através do projeto de lei apresentado pelo vereador Paulo Coitinho (Cidadania), Patrimônio Histórico-Cultural e Imaterial de Pelotas.

“Vivenciei um dos momentos mais felizes do meu mandato. Acompanhei o desfile da Banda Musical do Colégio Gonzada e tive a honra de ser o proponente deste importante e significativo projeto de lei. Parabéns aos 55 membros desta banda que é tri campeã brasileira e hoje completa 64 anos”, disse Coitinho, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura. “Continuaremos trabalhando para incentivar o retorno das bandas nas escolas municipais”, completa.

O momento foi acompanhado pelo diretor da instituição, Carlos Santo, pelo prefeito em exercício Idemar Barz e pelo secretário municipal de cultura, Paulo Pedroso.

Por assessoria de imprensa vereador Paulo Coitinho.

Foto: Ederson Ávila