Você está aqui: Página Inicial / Câmara acolhe denúncias sobre o serviço prestado pela Casa de Passagem

Câmara acolhe denúncias sobre o serviço prestado pela Casa de Passagem

Publicado em 08/05/2023.
Queixas em relação à estrutura, alimentação e hospedagem, chegaram à Casa do Povo, durante uma reunião.

O Legislativo Pelotense, recebeu – na manhã desta segunda-feira (08) – a visita de aproximadamente 10 pessoas em situação de rua. O grupo, participou de uma reunião na presidência da Casa, onde conversaram com o presidente César Brisolara (Cesinha – PSB) e o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), sobre problemas que estão enfrentando durante estadia na Casa de Passagem.

O grupo de pessoas, apresentou inúmeras queixas relacionadas à alimentação, hospedagem e estrutura da Casa de Acolhimento, que fica na rua Darci Vargas, nº 212, junto o Cras São Gonçalo, no bairro Navegantes. Rodrigo Dias, usuário da Casa, relata a indignação: “a gente não tem higiene, não podemos tomar um banho, os quartos estão todos alagados, é um absurdo”. Após receberem as denúncias, a Câmara Municipal, através do presidente, César Brisolara e dos vereadores Paulo Coitinho e Michel Promove (PP), fizeram uma visita ao local para verificar a situação.

Em ato de fiscalização, os vereadores encontraram inúmeras problemáticas na Casa. Entre elas, situações gravíssimas como: alimentos vencidos; quartos e outros cômodos alagados (devido infiltrações, que permitem a entrada da água da chuva); camas e cobertas molhadas e falta de extintores, por exemplo.

O presidente, vereador César Brisolara, ressalta a gravidade das denúncias. “Essa é uma situação que nós, enquanto vereadores, não imaginávamos, as denúncias são gravíssimas, de ponto de vista técnico, administrativo, mas também de humanidade”. Paulo Coitinho e Michel Promove, vereadores que também participaram do ato de fiscalização, manifestaram a sua preocupação com a precariedade do local e com os problemas encontrados na administração da Casa.

Em resposta as denúncias, o servidor de carreira e há três anos coordenador da Casa de Passagem, José Francisco da Luz, ressaltou que a situação dos alimentos vencidos, em específico, bolachas com vencimento em janeiro, encontradas na dispensa,

foi uma falha administrativa. Nas palavras do coordenador, a administração recebeu via doação e acabou errando por não verificar a validade. Sobre os problemas estruturais, como, por exemplo, infiltrações, José ressalta que já encaminhou as demandas para a Secretaria de Assistência Social, que deverá solucionar os problemas o mais rápido possível.

Texto: Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal

Foto: Fernanda Tarnac