Você está aqui: Página Inicial / Câmara acompanha monitoramento de ações para possível tempestade Yakecan

Câmara acompanha monitoramento de ações para possível tempestade Yakecan

Publicado em 17/05/2022.
Acontecimento atípico no país pode chegar a Pelotas nas próximas horas

O momento exige cautela e precaução tanto no que se refere à ações quanto à divulgação de informações. A notícia de que uma tempestade subtropical, chamada de Yakecan, possa atingir diversas regiões do sul do país, incluindo Pelotas nas próximas horas, fez a Câmara de Vereadores, através do presidente da Casa, Marcos Ferreira (Marcola), tomasse algumas medidas de precaução, junto com os membros da Mesa Diretora.

Em reunião na Secretaria de Assistência Social (SAS), realizada para debater eminentes medidas preventivas do momento, os parlamentares estiveram reunidos com o Secretário, José Olavo Passos, com o Tenente Coronel, Márcio André Facin, da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC) e com o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Paulo Santos, além de outras autoridades. No encontro foi sinalizado que o Centro de Operações, localizado no Corpo de Bombeiros, contará com um membro de cada secretaria municipal, para ajudar nas soluções de prováveis problemas. O Centro de Informações, com notícias oficiais da tempestade, ficará por responsabilidade da ASCOM, logo os veículos de comunicação que tiverem interesse de noticiar as informações oficiais, devem entrar em contato com o órgão.

Facin parabenizou as entidades pela prontidão da reunião de caráter preventivo. Além disso, ressaltou as particularidades do evento natural e assegurou que a união será importante caso as previsões sejam consolidadas.

''Não faz parte da nossa cultura brasileira este tipo de evento que está previsto, não quer dizer que vá acontecer, mas está previsto. Então é bom a gente estar juntos porque assim a gente dialoga e acha as melhores soluções. Mas o risco existe do ponto de vista do evento adverso em todo o litoral sul ajustado, ontem à noite inclusive foi expedido uma nota pela Marinha onde foi dado um nome a este aconteceimento. Isso é um fato que nos chama muito a atenção porque quando é dado um nome a um evento é porque ele tem características absolutamente distintas. A Marinha deu até hoje somente quinze nomes então é porque realmente deu coincidências do ponto de vista meteorológico’'' - comentou Facin.

Dentre as medidas tomadas na reunião estão:

- Centro de Operações

• Disponibilidade de cobertores, cestas básicas, roupas, tudo para auxiliar no que for preciso.

• - Casa de passagem

• Aumentou seu espaço de trinta lugares, para oitenta lugares disponíveis.

• - Corpo de Bombeiros

• Telefone: 193, lembrando que a população, que o órgão atenderá casos de emergência, onde haverá prioridade aos atendimentos com risco de vida.

- Defesa Civil ,  Exército Brasileiro e SAMU

• Para demais demandas o número de contato é o 153, a Defesa estará equipada com veículos de socorro imediato, além de lonas, e recolhimento de pessoas.

•  O Exército Brasileiro, está de prontidão para atender às possíveis demandas, a entidade está trabalhando com a possibilidade de abrigos temporários em igrejas, escolas e clubes sociais.

• A SAMU confirmou que mais uma ambulância estará disponível para atendimentos.

O coordenador da Defesa Civil, Paulo Santos, esteve presente na Câmara Municipal de Pelotas para gravar eventuais avisos de comportamento, antes, durante e após a tempestade, além disso frisou a importância da população em buscar informações de órgãos oficiais, defesa civil, bombeiros e prefeitura, haja vista que as informações serão atualizadas de hora em hora. E também rechaçou, que está tudo organizado caso necessário:

''Então basicamente está tudo organizado nesse sentido de dar agilidade e um bom atendimento à população. Vamos emitir lá sempre que necessário um boletim informativo, e as informações serão centralizadas em mim, eu vou repassar para esse serviço de comunicação da prefeitura se houver necessidade '' - Comentou o Coordenador.

Por sua vez, Marcola colocou a Câmara Municipal de Pelotas a disposição da população, além do local também os veículos oficiais:

''Como representante da comunidade, recebemos muitas demandas da população, então nada mais justo do que ajudar e auxiliar toda essa mobilização da forma que podemos''- salientou Marcola.

Cabe argumentar que o fenômeno que está acontecendo, nunca foi registrado no Brasil e é um caso isolado e pontual. Todo trabalho de mobilização das autoridades é uma resposta rápida para o que possa acontecer.