Você está aqui: Página Inicial / Câmara apresenta o livro ''História de Pelotas - Ilustrada''

Câmara apresenta o livro ''História de Pelotas - Ilustrada''

Publicado em 03/08/2022.
Obra criada pelo parlamento é a primeira com ilustrações na história da Câmara

Foi apresentado em plenário o livro “História de Pelotas - Ilustrada”. O projeto foi idealizado pela Mesa Diretora da Câmara, e busca contar a história da cidade de uma forma diferente, de acordo com o assessor jurídico da Casa e orientador da obra, Luiz Manoel Cavalheiro. A iniciativa deve contribuir na aprendizagem da história e a perspectiva é de que o projeto tenha continuidade em outros volumes.

“Nossa ideia foi criar um material atrativo sobre a história de Pelotas para que desperte a curiosidade dos jovens quanto ao tema. Gostaríamos que a obra fosse entregue nas escolas do município, mas para isso precisamos primeiro fazer contato com a secretaria de educação para conhecermos a demanda, Acreditamos que a faixa etária do nosso público fique entre 8 e 15 anos”, explica ele.

Cavalheiro projeta um segundo momento onde será desenvolvido outro livro específico sobre a Câmara de Vereadores, com capítulos dando ênfase as vereadoras mulheres e aos vereadores negros que já passaram pela Casa. “Importante mostrar essa diversidade da Câmara de Pelotas”, conclui o assessor jurídico.

Ao todo, mil exemplares foram impressos e o processo de criação, ilustração e revisão foi elaborado pelas estagiárias Gabrielle Gotuzzo e Júlia Abreu.

“Foi muito interessante fazer esse resgate, propor uma história mais popular, uma história com recorte e que gera diversas reflexões sobre a sociedade atual e a antiga, porque a história é isso: a gente entende o presente a partir do passado”, disse Gabrielle, estudante de licenciatura em história na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e responsável por elaborar os textos.

O projeto de ilustração foi uma cooperação entre os designers, Júlia Abreu (estagiária) e Miguel dos Santos (voluntário). Júlia pontua o projeto como gratificante, além de atenuar para uma obra que teve como essencial todo o design final.

“Participar deste projeto foi muito gratificante pela questão de poder aplicar o design na sua principal essência, que é transmitir mensagens de uma forma que o público consiga ser contemplado”, disse ela. Por sua vez, Miguel agradeceu a oportunidade de participar e demonstrou a satisfação de recontar a história de Pelotas de uma maneira diferente.

“Foi uma grande satisfação fazer as ilustrações. Participei como voluntário e aprendi muito sobre a história de Pelotas. A gente aprende superficialmente na escola e trabalhando nas ilustrações, lendo os textos, me ajudou a entender muito mais e fui aprendendo junto”, finaliza Miguel.

Foto Ederson Ávila (CMP).