Você está aqui: Página Inicial / Câmara dá início à programação especial

Câmara dá início à programação especial

Publicado em 04/07/2022.
Três atividades na Casa do Povo marcaram esta manhã

As comemorações aos 190 anos da Câmara Municipal e 210 anos de Pelotas estão a todo vapor no legislativo pelotense. Conforme agenda divulgada anteriormente, aconteceram na manhã desta segunda-feira (4) três atividades que marcam o início desta semana especial.

Único vereador na história de Pelotas a ser presidente por oito anos, sendo quatro deles consecutivos 1997, 2002, 2003, 2004, 2013, 2014, 2015 e 2016, Ademar Ornel, teve seu nome homenageado pela Mesa Diretora 2022. A partir de hoje, a sala da presidência do Poder Legislativo passa a se chamar “Sala da Presidência, Vereador Ademar Fernandes Ornel”, uma honraria ao parlamentar falecido em 2021 vítima de complicações causadas pela COVID-19. Esposa, filhos (as), netos (as) e demais familiares, além de amigos e colegas políticos acompanharam o momento de muita emoção.

“Agradeço aos vereadores aqui presentes, Marcola, Paulinho, Marisa e Miriam, por essa linda homenagem e dizer que meu pai deixou um legado muito importante para todos nós, onde quer que a gente esteja, principalmente na política e aqui na Câmara a gente não faz inimigos. Em algumas ocasiões temos adversários políticos, ideias e propostas diferentes. Essa era talvez a principal diferença dele, podia divergir contigo em algum momento, mas nunca perdia o respeito por ti”, disse Aline Ornel, filha do ex-vereador.

O presidente da Câmara, Marcos Ferreira (Marcola - sem partido) falou sobre o momento e a mistura de sentimentos, alegria em homenagear um colega e amigo, mas, ao mesmo tempo, lembrar o triste motivo que impulsionou o momento.

“Respeitosamente é uma honra homenagear a pessoa do vereador Ademar Ornel, que passou por essa Casa e deixou um enorme legado. Estamos aqui para concluir uma resolução (02/2021) da presidência, onde todos parlamentares assinaram e que se torna um momento muito especial”, disse Marcola. O presidente ainda lembrou de momentos que viveu com Ornel. “Era o vereador de portas abertas, recebia e falava com todos e tinha uma capacidade de articulação política jamais vista neste parlamento”.

Paulo Coitinho, vereador pelo Cidadania e primeiro-secretário da Casa, se considera “filho político” de Ornel e manifestou seu carinho e gratidão ao ex-parlamentar.

“Tenho muito que agradecer, se estou na condição de vereador hoje também devo a ele, que me ensinou muito. Sinto falta até hoje, podem ter certeza. Tenho alguns conselhos que ele me deu que carrego comigo sempre”, disse Coitinho.

Galeria das Vereadoras

O segundo acontecimento desta manhã foi a inauguração da nova galeria com ex e atuais vereadoras do parlamento municipal. O local, localizado na antessala da presidência, conta com foto das 14 mulheres que já ocuparam uma cadeira no legislativo. Em nome delas, a vereadora Miriam Marroni se manifestou sobre a ocasião.

Muito me orgulha inaugurar essa galeria, mas basta olhar para o lado (onde fica a galeria dos vereadores) para vermos o quanto ainda somos minoria neste cenário. Lugar de mulher é onde ela quiser e também é na política”. Concluiu.

Plantio de Árvores Frutíferas

Outro momento de muita emoção foi o plantio de cinco árvores frutíferas, em vasos de cimento, na área de externa da Câmara. O ato foi uma homenagem aos três vereadores que perderam a vida nesta legislatura, Paulo do Sítio, Sidnei Fagundes e Jair Bonow, ao ex-vereador Ademar Ornel e ao funcionário da Casa, Luís da Silva, que perdeu a vida em 2021. Foi plantada uma muda de bergamota montenegrina, em homenagem ao parlamentar Paulo do Sítio, por sua irmã Rejane Romano, pela sobrinha, Luísa Romano e pela prima Sabrina Carniere. Para o vereador Sinei Fagundes, seu irmão, Roberto Fagundes plantou uma muda de limão taiti. Para o vereador Jair Bonow, sua esposa Dulce Bonow plantou uma muda de bergamota ponkan. Já para o funcionário Luís da Silva, foi plantada uma muda de laranja valência pela esposa Neidia da Silva e pelas filhas Isabeli e Rafaela. Os netos do ex-vereador Ademar Ornel, Antonella, Jasmine e Miguel, homenagearam o avô com uma muda de laranja-de-umbigo. As árvores serão replantadas no terreno junto à nova sede da Câmara Municipal no Parque Una.