Você está aqui: Página Inicial / Câmara dá início à programação especial

Câmara dá início à programação especial

Publicado em 04/07/2022.
Três atividades na Casa do Povo marcaram esta manhã

As comemorações aos 190 anos da Câmara Municipal e 210 anos de Pelotas estão a todo vapor no legislativo pelotense. Conforme agenda divulgada anteriormente, aconteceram na manhã desta segunda-feira (4) três atividades que marcam o início desta semana especial.

Único vereador na história de Pelotas a ser presidente por oito anos, sendo quatro deles consecutivos 1997, 2002, 2003, 2004, 2013, 2014, 2015 e 2016, Ademar Ornel, teve seu nome homenageado pela Mesa Diretora 2022. A partir de hoje, a sala da presidência do Poder Legislativo passa a se chamar “Sala da Presidência, Vereador Ademar Fernandes Ornel”, uma honraria ao parlamentar falecido em 2021 vítima de complicações causadas pela COVID-19. Esposa, filhos (as), netos (as) e demais familiares, além de amigos e colegas políticos acompanharam o momento de muita emoção.

“Agradeço aos vereadores aqui presentes, Marcola, Paulinho, Marisa e Miriam, por essa linda homenagem e dizer que meu pai deixou um legado muito importante para todos nós, onde quer que a gente esteja, principalmente na política e aqui na Câmara a gente não faz inimigos. Em algumas ocasiões temos adversários políticos, ideias e propostas diferentes. Essa era talvez a principal diferença dele, podia divergir contigo em algum momento, mas nunca perdia o respeito por ti”, disse Aline Ornel, filha do ex-vereador.

O presidente da Câmara, Marcos Ferreira (Marcola - sem partido) falou sobre o momento e a mistura de sentimentos, alegria em homenagear um colega e amigo, mas, ao mesmo tempo, lembrar o triste motivo que impulsionou o momento.

“Respeitosamente é uma honra homenagear a pessoa do vereador Ademar Ornel, que passou por essa Casa e deixou um enorme legado. Estamos aqui para concluir uma resolução (02/2021) da presidência, onde todos parlamentares assinaram e que se torna um momento muito especial”, disse Marcola. O presidente ainda lembrou de momentos que viveu com Ornel. “Era o vereador de portas abertas, recebia e falava com todos e tinha uma capacidade de articulação política jamais vista neste parlamento”.

Paulo Coitinho, vereador pelo Cidadania e primeiro-secretário da Casa, se considera “filho político” de Ornel e manifestou seu carinho e gratidão ao ex-parlamentar.

“Tenho muito que agradecer, se estou na condição de vereador hoje também devo a ele, que me ensinou muito. Sinto falta até hoje, podem ter certeza. Tenho alguns conselhos que ele me deu que carrego comigo sempre”, disse Coitinho.

 Galeria das Vereadoras

O segundo acontecimento desta manhã foi a inauguração da nova galeria com ex e atuais vereadoras do parlamento municipal. O local, localizado na antessala da presidência, conta com foto das 14 mulheres que já ocuparam uma cadeira no legislativo. Em nome delas, a vereadora Miriam Marroni se manifestou sobre a ocasião.

Muito me orgulha inaugurar essa galeria, mas basta olhar para o lado (onde fica a galeria dos vereadores) para vermos o quanto ainda somos minoria neste cenário. Lugar de mulher é onde ela quiser e também é na política”. Concluiu. 

Plantio de Árvores Frutíferas

Outro momento de muita emoção foi o plantio de cinco árvores frutíferas, em vasos de cimento, na área de externa da Câmara. O ato foi uma homenagem aos três vereadores que perderam a vida nesta legislatura, Paulo do Sítio, Sidnei Fagundes e Jair Bonow, ao ex-vereador Ademar Ornel e ao funcionário da Casa, Luís da Silva, que perdeu a vida em 2021. Foi plantada uma muda de bergamota montenegrina, em homenagem ao parlamentar Paulo do Sítio, por sua irmã Rejane Romano, pela sobrinha, Luísa Romano e pela prima Sabrina Carniere. Para o vereador Sinei Fagundes, seu irmão, Roberto Fagundes plantou uma muda de limão taiti. Para o vereador Jair Bonow, sua esposa Dulce Bonow plantou uma muda de bergamota ponkan. Já para o funcionário Luís da Silva, foi plantada uma muda de laranja valência pela esposa Neidia da Silva e pelas filhas Isabeli e Rafaela. Os netos do ex-vereador Ademar Ornel, Antonella, Jasmine e Miguel, homenagearam o avô com uma muda de laranja-de-umbigo. As árvores serão replantadas no terreno junto à nova sede da Câmara Municipal no Parque Una.

Redes Sociais
Facebook Flickr Instagram
Rede Câmara

Rede Câmara

Rádio Câmara

Rádio Câmara

Portal da Transparência

Rádio Câmara

Legislação da Câmara

Rádio Câmara

LicitaCon

LicitaCon