Câmara de Pelotas Homenageia Maçons e Comemora 170 Anos da Loja Fraternidade N°3
Na noite de ontem (26) a Câmara Municipal de Pelotas realizou uma Audiência Pública especial para celebrar o Dia do Maçom e os 170 anos da Loja Maçônica Fraternidade N° 3. O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes de outras lojas maçônicas da cidade.
A cerimônia foi aberta pelo vereador Paulo Coitinho, proponente da audiência pública. "É uma grande honra poder homenagear os maçons de nossa cidade, em especial a Loja Fraternidade, que, ao longo de sua trajetória, tem contribuído de forma significativa para o desenvolvimento de Pelotas", afirmou Coitinho.
O foco da noite foi a Loja Maçônica Fraternidade N°3, uma das mais tradicionais do município, fundada há 170 anos. “Hoje, celebramos não apenas a história da Loja Fraternidade, mas também a história de todos os maçons que, com seus princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, têm promovido o bem-estar de nossa cidade”, declarou o orador da Loja, Claudionor de Vargas Nascimento.
Ainda no evento, o vereador Paulo Coitinho ressaltou a importância da data, lembrando que o Dia do Maçom é celebrado em 20 de agosto, em alusão ao contexto político que precedeu a Independência do Brasil, com maçons como Dom Pedro I e José Bonifácio sendo figuras chaves nesse processo.
Entrega das Homenagens
Uma das partes mais emocionantes da noite foi a entrega de placas em homenagem ao Dia do Maçom. O vereador Paulo Coitinho fez a entrega à Mário Luiz Fernandes Medeiros, membro da Loja Maçônica Fé, Amor e Bondade N° 363, à José Marco Aurélio Nunes Rocha, representado pelo venerável mestre da Loja Fidelidade e Esperança N°3760, Anderson Vaz e à José Luís Cavalheiro da Cruz, venerável mestre da Fraternidade N° 3. "Este é um reconhecimento justo aos que, com seu trabalho e dedicação, ajudam a construir uma sociedade mais justa e solidária", comentou Coitinho.
A Audiência Pública foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, proporcionando à comunidade pelotense uma oportunidade de conhecer mais sobre a história e a contribuição dos maçons para a cidade.
Por assessoria de imprensa do v. Paulo Coitinho.