Você está aqui: Página Inicial / CÂMARA DE VEREADORES APROVA PROJETO DE LEI “MR. PELÉ”

CÂMARA DE VEREADORES APROVA PROJETO DE LEI “MR. PELÉ”

Publicado em 17/02/2022.

Na sessão ordinária desta quarta-feira na Câmara de Vereadores, os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 10725/2021, que cria o Espaço Cultural Municipal "Vilson Couto (Mr. Pelé) na Viação Férrea do município de Pelotas.

De autoria do Vereador César Brisolara, o Césinha, o projeto de lei quer promover uma valorização e incentivo ao desenvolvimento da cultura negra na Princesa do Sul. Além disso, o projeto é uma homenagem ao Mr. Pelé, precursor do movimento Black Music e do samba pelotense. Mr. Pelé, nome artístico de Vilson Couto (1949 – 2017), é uma grande referência para os adoradores do Black Music. Seu legado serve de inspiração até hoje para outros agentes culturais que trabalham com a cultura black e charme em Pelotas.

Para Césinha, homenagear Mr. Pelé é importante para a cidade, principalmente por se tratar de uma presença significativa para a região. “É de extrema importância que a gente consiga reconhecer, já que a cidade de Pelotas ainda não evoluiu a tal ponto, de que só temos patrimônios materiais ou patrimônio depois que as pessoas partem. Com a falta do Mr. Pelé, a gente perde, principalmente para nossa cultura, para os negros, perde muitos saberes. Perdemos muito com essas pessoas. Precisamos reconhecer nossos patrimônios vivos, por tudo aquilo que elas representam. ”

Os próximos passos para o projeto é a votação da redação final, que deve acontecer na próxima sessão ordinária, no dia 17/02. Após a votação, o projeto deve ser encaminhado ao Executivo, para ser sancionado pela prefeita Paula Mascarenhas.

Por assessoria de comunicação vereador César Brisolara - Cesinha (PSB).