Você está aqui: Página Inicial / Câmara de Vereadores realiza Reunião Pública para tratar demandas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Piratinino de Almeida

Publicado em 11/10/2023.
Encontro promoveu encaminhamentos para solucionar os problemas da comunidade letiva.

Na manhã da última segunda-feira (09), a Câmara Municipal realizou uma Reunião Pública para discutir a atual situação da escola Piratinino de Almeida. O encontro ocorreu às 9:30 da manhã, no Plenário Bernardo Gomes de Souza.

A escola localizada no bairro Areal, no ano de 2019, inaugurou dois anexos para ampliar o espaço e proporcionar melhorias no local, que possui cerca de mil alunos em seu cadastro. Porém no período de volta as aulas, após a pandemia, o prédio apresentou uma série de problemas estruturais e insalubres aumentando a possibilidade de insegurança para a comunidade escolar.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, o vereador Michel Promove (PP), enfatizou sobre o debate proposto na reunião e os encaminhamentos para solucionar as demandas da escola. Ele salienta. “A escola Piratinino de Almeida é uma das maiores escolas municipais da cidade e atende toda a região do bairro. Essa Reunião tem o objetivo de resolver da melhor forma possível, já que, essas escolas de bairros desenvolvem papel comunitário além do ensino letivo. O primeiro ponto é encerrar as aulas já que o local não oferece segurança miníma para as crianças. O segundo encaminhamento, é discutir sobre a perda do ano letivo e pensar qual a forma mais rápida para resolver esse problema. Vamos oficializar os encaminhamentos e marcar uma nova reunião para obter ações concretas e apresentá-las à comunidade.” Concluiu o parlamentar.

A Secretária Municipal de Educação Adriane Silveira, relatou sobre a importância do debate para a tomada de medidas que solucionem o problema que escola está enfrentando. Ela enfatiza. “Desde sexta-feira tive posse das informações de laudo técnico a respeito da situação da instituição. A partir dessa reunião, podemos tomar os encaminhamentos necessários. A intervenção que deve ser feita na escola, exige a execução de um prestador de serviço e não temos equipe técnica para isso na secretaria. Temos o planejamento elaborado para providenciamento da execução desses problemas, mas até esse tempo, as aulas não acontecerão neste prédio. A secretaria de Educação busca intermediação com instituições da comunidade para dar início a retomada das aulas, enquanto esse processo de intervenção na estrutura do local aconteça para que as crianças não percam o ano letivo e consequentemente possa se qualificar o espaço da escola.” Contextualizou a secretária.

Também estiveram presentes no encontro representantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Piratinino de Almeida, equipes técnicas da Secretaria Municipal de Educação e Desporto e os vereadores: Paulo Coitinho (CIDADANIA), Fernanda Miranda (PSOL), Jurandir Silva (PSOL), Miriam Marroni (PT), Marcos Ferreira (Marcola - UNIÃO) e Cauê Fuhro Souto (União),

Texto: Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal

Foto: Fernanda Tarnac