Você está aqui: Página Inicial / Câmara define homenagens ao Dia Internacional da Mulher

Câmara define homenagens ao Dia Internacional da Mulher

Publicado em 04/03/2022.

No mês alusivo às lutas feministas, a Câmara Municipal de Pelotas vai promover uma série de eventos especiais em homenagem às mulheres. Na segunda-feira (07), servidoras e funcionárias da Casa vão participar de um café da manhã organizado pela Mesa Diretora. Já na quarta-feira (09), 10h, será realizada uma Sessão Solene para a entrega das medalhas do Prêmio Mulher Doce e Guerreira, que será realizada através da comissão de Direitos Humanos, atualmente presidida pelo vereador César Brisolara (Césinha - PSB). O evento consiste em cada parlamentar da atual conjuntura política do plenário, indicar uma cidadã pelotense para receber a homenagem, seja por alguma realização ou ações sociais na cidade. A solenidade teve sua última edição em 2019, e voltará a ser realizada neste ano com um formato diferente. As condecoradas vão receber o prêmio de forma individual, para evitar a circulação e aglomeração no plenário.

O presidente da Câmara, vereador Marcos Ferreira (Marcola), entende que a volta da premiação é significativa para o atual momento, onde as lutas feministas se fazem importantes na sociedade.

“Homenagear as mulheres é um ato necessário na nossa comunidade, tendo em vista toda a luta pelo espaço de igualdade. A realização desse prêmio, assim como o café, além da programação especial desta semana, reflete toda a nossa gratidão e apoio às cidadãs pelotenses, em especial a todas as mulheres que trabalham aqui no Casa”, afirmou o parlamentar.

Confira a lista das homenageadas:

César Brisolara(Césinha) – CLÁUDIA FERREIRA

Márcio Santos – MARIA ROSANE SILVA FERNANDES

Rafael Dutra (Barriga) – RITA ELIANA OTERO DOS SANTOS

Anderson Garcia – GLACI MARIA MOREIRA RODRIGUES

Michel Promove – LIZETE FERREIRA ESCALANTE

Reinaldo Elias (Belezinha) – MABEL MINUTO MARTINS

Marcos Ferreira (Marcola) – LUCIANE GILL

Jone Soares – CLEIA MEDEIROS FERRAZ

Jair Bonow – MARIA ÉLIDA DICKEL BECKER

Jurandir Silva – NADJA DIAS DA COSTA

Carlos Júnior – GABRIELA MENNA BARRETO

Paulo Coitinho – TEREZINHA VILELA DE LIMA “MÃE TEREZINHA DE OXUM”

José Sizenando – PAULA SCHILD MASCARENHAS

Cristiano Silva – DICLEIA FERREIRA DE SOUZA

Cristina Oliveira – JULIANA ANGELI

Fernanda Miranda – SELI MAURÍCIO

Míriam Marroni – ARLETE MIRANDA LIMA

Carla Cassais – MARLY LIMA MARTINS

Marisa Schwarzer – ISABELA FERNANDES ANDRADE

Sobre o assunto: O Prêmio Mulher Doce e Guerreira é uma resolução da Câmara Municipal de Pelotas, que teve sua última alteração em 2018.

O mês de março é alusivo às lutas feministas, a ideia começou nos Estados Unidos em meados 1911, e teve seu reconhecimento pela Organização das Nações Unidas no ano de 1975, que também reconhece o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher.

No continente norte-americano, as celebrações começaram nas escolas e universidades que enaltecem as conquistas das mulheres, assim como o apoio para o fomento da igualdade e oportunidades das mulheres na sociedade.