Câmara empossa nova Mesa Diretora
Sessão solene realizada nesta quarta-feira (31), no plenário do Legislativo, formalizou a posse da nova Mesa Diretora que conduzirá a Câmara, de acordo com as normas regimentais e determinações da Lei Orgânica do Município, no exercício de 2026. A escolha da Mesa ocorreu em sessão extraordinária no dia 2 deste mês. Estão empossados os vereadores Michel Promove (presidente – PP), Marcelo Bagé (1º vice-presidente – PL), Tauã Ney (2º vice – PSDB), Paulo Coitinho (1º secretário – Cidadania) e Arthur Halal (2º secretário – Progressistas). Os cinco estão afinados quanto às prioridades da Câmara: transparência nos atos e responsabilidade social.
O futuro presidente do Poder Legislativo de Pelotas, recém-empossado, vereador Michel Ferreira Escalante - Michel Promove (PP), define perspectivas para o ano que vem, pontuando que a Mesa Diretora priorizará iniciativas que garantam o amplo interesse público.
O vereador Michel Promove ingressou oficialmente na política partidária acolhido pelo Partido Progressistas. Está no seu segundo mandato como agente público no Legislativo, onde tem pautado seu trabalho em questões voltadas ao desenvolvimento social. À frente da Câmara, em 2026, afirma que não lhe passarão despercebidas as pautas que envolvam sustentabilidade, infraestrutura urbana e rural, educação, saúde, meio ambiente e demais áreas de amplo interesse da população.
“Vamos zelar pela eficiência no atendimento das expectativas da comunidade. Vamos ser pertinazes na fiscalização e cobrança do serviço público. Vamos concentrar energia em matérias que sejam abrangentes, que levem a cidade a prosperar e, dessa forma, tenham longo alcance social. Seremos parceiros de iniciativas que promovam aumento da qualidade de vida da população, especialmente, dos segmentos mais vulneráveis”, garante o vereador.
Michel Promove, hoje, é promotor de eventos. Desde a adolescência, desempenha trabalho social no seu bairro de origem, o Areal, com inúmeras campanhas de solidariedade, especialmente para o Natal de crianças carentes, visando à alegria dos menores e à confraternização dos adultos. Além da iniciativa festiva, dedica-se a auxiliar e apoiar famílias que enfrentam dificuldades, seja pelo desemprego, seja pela doença, seja por questões climáticas que acabam comprometendo as áreas onde moram e até mesmo as próprias residências. Dessa forma, é reconhecido como um líder comunitário.
“O ano de 2026 vai exigir empenho especial dos vereadores. O Poder Legislativo Municipal há de mobilizar-se em relação às eleições gerais. Cabe-nos a responsabilidade de trabalhar junto às comunidades a importância da conscientização quanto ao voto de cada cidadão. Teremos ao alcance a oportunidade de escolha para eleger nossos representantes. É uma chance irrefutável para escolhermos, entre os candidatos, nosso governador, deputados estaduais e federais, senadores e presidente da República que tenham compromisso com o município e a região, que apresentem propostas promissoras de desenvolvimento, progresso e justiça social”, lembra o vereador.
Sobre as perspectivas para 2026, o futuro presidente da Câmara reafirma seu compromisso com a transparência, legalidade dos atos e disponibilização de oportunidade para manifestações das correntes políticas com assento na Casa Legislativa. “A maioria sempre será respeitada. A aprovação ou rejeição de projetos, além de considerar os enquadramentos técnicos, prevalecerá de acordo com a maior parte das opiniões. Honraremos a democracia e pretendemos conduzir a Mesa Diretora como um colegiado, ajustada e afinada em torno do interesse público”, afirma Michel Promove.
foto: Eduarda Damasceno