Você está aqui: Página Inicial / Câmara entrega Medalha Mulher Doce e Guerreira

Câmara entrega Medalha Mulher Doce e Guerreira

Publicado em 09/03/2022.

A entrega da homenagem Mulher Doce e Guerreira aconteceu na manhã desta quarta-feira (09) no plenário da Câmara Municipal. O evento foi mais um alusivo às lutas feministas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A eventualidade, retornou a ser celebrada este ano, tendo em vista que as edições de 2020 e 2021 foram canceladas em razão da propagação do coronavírus no município.

O presidente da Comissão dos Direitos Humanos, César Brisolara (Cesinha - PSB) foi o responsável pela cerimônia do ato e no seu discurso, lembrou a importância da mulher no cotidiano brasileiro.

“Donas de uma insustentável leveza do ser, são guerreiras, enfrentam e permanecem de pé diante de batalhas que às vezes nós homens fugimos. São deusas do cotidiano, protegem os seus da fome, do frio, da cruel e dura vida que infelizmente são postas à prova”, disse o vereador.

Em um formato diferente aos anos anteriores, 16 mulheres receberam a condecoração no plenário. Além de ser uma das homenageadas (através do vereador José Sizenando- DEM), a prefeita Paula Schild Mascarenhas (PSDB), representando o Poder Executivo, subiu à tribuna e ementou a pluralidade das homenageadas, recordando assim a importância da mulher para a cidade de Pelotas.

“São histórias tão diversas, que de alguma forma se misturam com a história da nossa cidade. Estou aqui e me sinto lisonjeada, pois suas vozes têm muito a dizer. Eu prestei atenção e cada um dos currículos que foram lidos e fiquei muito feliz de ver a diversidade geográfica da cidade, muito feliz em ver a diversidade de perfis de atividades profissionais, de história de vidas, por que isso constitui um tecido muito rico que conta a história de Pelotas”, disse a prefeita.

Dentre as homenageadas, estava a atleta da Seleção Brasileira de Pádel, Gabriela Menna Barreto, homenageada pelo vereador Carlos Júnior (PSD). Para a esportista o prêmio serve como uma forma de incentivo e também estímulo a todas mulheres que praticam a modalidade.

“É bem gratificante! O pádel é um esporte que ainda dentro do Brasil é amador perante outros países. Também acho que é superimportante difundir e incentivar outras mulheres a jogar, e caso eu consiga incentivar alguma eu me sinto lisonjeada”, aponta a atleta.

Outra figura ilustre homenageada foi Dicléia Ferreira de Souza. A professora e bailarina de 88 anos, homenageada pelo parlamentar Cristiano Silva (PSDB) é responsável por formar centenas de pessoas na cidade, além de promover a cultura na dança há pelo menos 60 anos com a Escola de Ballet Dicléia de Souza.

“Estou muito feliz por lembrarem de mim, meu ballet completou 62 anos aqui em Pelotas. Trabalhei muito por isso, e estou tendo recompensas ainda viva”, finalizou a homenageada.

Foto: Gabriel Xavier