Você está aqui: Página Inicial / Câmara entrega placa em homenagem aos 147 anos da Bibliotheca Pública Pelotense

Câmara entrega placa em homenagem aos 147 anos da Bibliotheca Pública Pelotense

Publicado em 13/12/2022.

O escritor Jorge Luis Borges dizia que sempre imaginava que o Paraíso fosse uma espécie de biblioteca. E nesse sentido, na manhã desta segunda-feira (12), a Câmara de Vereadores de Pelotas, entregou uma placa em homenagem aos 147 da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP).

Uma homenagem do poder legislativo aos 147 anos de existência da nossa biblioteca pública e toda sua contribuição na história do município, e sua parceria junto a Casa do Povo, nada mais justo esse reconhecimento por parte dos legisladores”, relatou o presidente do poder legislativo Marcos Ferreira, o Marcola (sem partido).

Quando questionado sobre a importância da associação, Marcola disse: “Importante pelo seu acervo, sua história e porque a população pode visitar e usufruir de tudo o que ela possui, seus conhecimentos e sua riqueza. Que possamos sempre preservar esse ambiente que é uma fonte de conhecimento!”

São 147 anos de atividade ininterrupta. A meta é disseminar cultura aos pelotenses e região. Pelotas é um polo educacional! Diariamente recebemos visitantes, estudantes e escolas de outras localidades”, afirmou o presidente da Bibliotheca, Sérgio Romeu Cruz Lima.

A relação do legislativo com a BPP já foi muito mais próxima do que imaginamos, “a Câmara já funcionou aqui. Nós coabitamos a biblioteca no andar inferior e eles no superior. E isso estreitou muitos laços! Ambos têm como objetivo maior servir às pessoas, um na questão legislativa e outro no cultural”, disse Sérgio.

Sobre a quantidade de livros, o presidente da biblioteca não soube dizer com exatidão. “O acervo que temos é fantástico! São milhares de livros e eu, hoje, não consigo nem dizer a quantidade que temos”, comentou.

Para associar-se é necessário documentos como RG, CPF e comprovante de residência. Se for estudante, comprovante de matrícula da instituição. As taxas variam de R$10,00 a R$20,00.

Foto: Ederson Ávila