Você está aqui: Página Inicial / Câmara irá contratar interpretes de libras

Câmara irá contratar interpretes de libras

Publicado em 31/01/2022.

Uma antiga e importante demanda dos vereadores e da população pelotense será atendida pela Câmara Municipal. Em reunião com a presidente da Associação Pampeana dos Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Libras (APAMTILS), Tânia Madeira, o presidente Marcos Ferreira (Marcola), manifestou interesse em contratar profissionais para acompanhamento de todas as atividades legislativas.

O que temos hoje é a contratação de intérpretes sob demanda. Quando temos algum evento oficial ou audiência pública, mas queremos mudar isso”, explica Marcola. A ideia do presidente é contratar três profissionais para suprirem a necessidade diária da Casa, pois em casos como o Câmara, onde a tradução é feita simultuneamente, os profissionais devem fazer rodízio a cada 20 minutos. A profissão de interprete de libras é regularizada no Brasil desde 2010.

O departamento jurídico do legislativo está providenciando o edital que deve ser publicado nas próximas semanas. As alternativas para este primeiro momento são contratos individuais ou através de empresas terceirizadas que prestam o serviço. Os responsáveis pelo processo seletivo será uma comisssão avaliadora formada e indicada por membros e representantes da APAMTILS.

“Intérprete de língua de sinais é a pessoa ouvinte que conhece bem a língua de sinais e consegue viabilizar a comunicação entre surdos e ouvintes”, conclui a presidente da Associação.