Você está aqui: Página Inicial / Câmara Municipal oficializa nomeação das intérpretes de Libras

Câmara Municipal oficializa nomeação das intérpretes de Libras

Publicado em 29/12/2023.
A oficialização ocorreu na presidência da Casa Legilslativa

Na manhã desta quinta-feira (28) a Câmara Municipal formalizou na presidência da Casa Legislativa, a nomeação das três profissionais aprovadas no concurso. Alexandra Figueiro da Silva e Nathielle Francos da Silva  já desempenhavam o trabalho como contratadas no parlamento e agora devem ocupar o cargo de intérpretes de Libras, junto com Cibele Teixeira, conforme o edital de Concurso Público 01/23, realizado pela Legalle Concursos.

O encontro marcou um passo significativo em prol da inclusão e acessibilidade, contou com a presença do presidente da Casa Legislativa, o vereador Cesar Brisolara (Cesinha-PSB). A iniciativa reforçou o comprometimento da Câmara Municipal com a valorização da diversidade e a promoção da comunicação inclusiva no âmbito legislativo.

A intérprete Alexandra da Silva salientou sobre o sentimento de ocupar o cargo e a importância deste para a inclusão democrática. “É uma grande satisfação poder estar aqui. Foram muitos meses até anos aguardados por toda a comunidade surda, por agora termos a intérprete de libras que são permanentes na Casa. O trabalho de inclusão é muito importante por transmitir a mensagem nas discussões que são realizadas no parlamento e conseguir realizar essa transmissão ao vivo para a comunidade surda, que a partir disso conseguem fazer suas reivindicações igualitariamente.” Concluiu a intérprete.

A também nomeada Nathielle Francos da Silva, informou sobre a importância da inclusão para a representatividade dentro do legislativo pelotense. Ela ressalta. “Participamos de todo esse processo dentro do contrato e agora, oficializar em um concurso é muito significativo para nós enquanto profissionais, o reconhecimento dessa essa categoria e também para a comunidade surda. Se hoje estamos ocupando esse espaço, é por conta de uma luta da comunidade surda da cidade.” Enfatizou.

O diretor do jurídico da Casa, Luiz Manoel Cavalheiro, informou sobre a relevância da realização do concurso para estimular a inclusão de forma efetiva para os trabalhos no parlamento. “Tenho dito exaustivamente que a Câmara é a fotografia da democracia. Os poderes legislativos, especialmente a Câmara de Pelotas, tem se caracterizado por um processo de inclusão. Neste momento a Casa se alegra por ter promovido um Concurso Público para efetivar os profissionais em suas funções, colocando em seu quadro permanente de servidores, três intérpretes de Libras, que traduzem essencialmente a inclusão e possibilitam que pessoas em determinada deficiência, possam acompanhar todo o trabalho legislativo. Tenho certeza que as profissionais que passam a integrar o quadro de servidores da Casa, vão desempenhar suas funções com brilhantismo.” Concluiu

Os candidatos aprovados e chamados, conforme divulgação feita anteriormente, para alguns dos cargos destacados devem comparecer na Câmara de Vereadores, em horário de expediente do parlamento – de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 14 horas- com as seguintes documentações (originais e cópias): CPF, Carteira de Identidade, Título de Eleitor, Certificado de Quitação Militar, Comprovante da Última Votação (1º e 2º turno), PIS/PASEP, Certidão de Nascimento dos filhos, Certidão de Casamento, Comprovante de Residência e Diploma ou Histórico Escolar; (originais): 01 (uma) Foto 3x4 atual, Alvará Judicial de Folha Corrida expedido pelo Fôro local.

Foto Fernanda Tarnac.