Você está aqui: Página Inicial / Câmara Municipal realiza Audiência Pública para tratar sobre os direitos do Povo Kaingang

Publicado em 15/05/2023.
Proposição é da vereadora Fernanda Miranda (PSOL).

Na próxima quarta-feira (17), a Casa Legislativa de Pelotas realizará uma Audiência Pública na aldeia Gyró, localizada na Colônia Eulália, para tratar em conjunto a comissão dos direitos humanos, a situação do Povo Kaingang.

O Povo Kaingang chegou no município em Novembro de 2015. Inicialmente essas famílias ficaram localizadas em frente à Estação Rodoviária da cidade, ao lado de uma rodovia com grande fluxo de veículos em transição e de um rio poluído, expostos a diversos tipos de doenças.

O encontro pretende iniciar o diálogo com o coletivo que pertence ao território pelotense, construindo a inclusão social através dos depoimentos dos representantes da Aldeia Gyró e outras entidades representativas que possam construir o debate e solucionar as demandas levantadas.

A proponente da ação, a vereadora Fernanda Miranda (PSOL), ressalta a importância da construção do diálogo para resolver as demandas enfrentadas atualmente na aldeia Gyró. Ela pontua. “O município conseguiu um lugar onde eles estão localizados atualmente. Mas ainda há precariedade de UBS, atendimento médico e escassez de escolas adequadas. Há um espaço cultural que eles construíram somente com ajuda externa e não municipal. Essa Audiência contará com representantes do governo para dialogarmos em conjunto já que, o povo Kaingang se encontra em uma situação bastante precária e necessita que o Poder Público dê condições para melhorar a qualidade de vida naquela região. Eles possuem um espaço em frente ao local, que está sendo ocupado por outras pessoas e eles estão perdendo essa área. Por isso, estamos organizando essa semana dos povos indígenas e construindo junto a eles essa importante Audiência.” Concluiu a parlamentar.

O encontro vai ser realizado às 14h30min, será gravado e posteriormente poderá ser acompanhado através das mídias sociais do legislativo ou nos canais 16 da Net e 21.2 na TV aberta.

Texto: Assessoria de Imprensa – Câmara Municipal