Você está aqui: Página Inicial / Câmara Municipal recebe o convite para os eventos dos 100 anos do Pacto Pedras Altas

Publicado em 04/10/2023.
As atividades acontecem do dia sete ao dia nove de dezembro nas cidades de Pelotas e Pedras Altas.

A equipe diretiva do evento e a desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak – presidente do TRE/RS – , recepcionados na presidência da Casa, entregaram um convite oficial da comemoração aos 100 anos do Pacto Pedras Altas ao presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, vereador César Brisolara (Césinha- PSB), na manhã desta segunda-feira (02).

O Pacto foi um Tratado de Paz realizado ao final da Revolução de 1923, pacificando assim o estado do Rio Grande do Sul. O nome dado ao pacto deve-se ao fato de ter sido assinado no castelo pertencente a Assis Brasil, em Pedras Altas/RS.

O festival terá visitas aos pontos históricos e culturais (inclusive ao Castelo onde foi assinado o tratado da paz), palestras, painéis para debate e um almoço de encerramento no domingo em Pedras Altas.

No encontro entre legislativo e organizadores, estiveram presentes, além da Chefia do Parlamento, os vereadores Paulo Coitinho (CIDADANIA), Márcio Santos (PSDB), Cauê Fuhro Souto (UNIÃO), além do juiz Doutor Marcelo Cabral e assessoria para firmar essa parceria entre o Poder Legislativo e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.

Vanderlei Teresinha Kubiak, ressaltou a importância da Câmara de Vereadores participar de um evento como esse, pois é a Casa da Democracia, também relembrou que somente após esse tratado houve a criação de um código eleitoral. Encerrou dizendo: “O evento trata sobre democracia, liberdade de escolha e viver em um estado democrático”.

O chefe do legislativo, Césinha, agradeceu o convite e salientou a importância da sociedade saber a história da democracia do Rio Grande do Sul. “Democracia essa que, possibilita um ex-guardador de carro ser vereador, é necessário reafirmar e celebrar a manutenção e garantia de um estado democrático”, disse.

O evento tem sua abertura no dia sete (07), no plenário da Câmara de Vereadores, com escolas da rede pública com a temática de “lideranças do futuro”.

Texto: Assessoria de Imprensa - Câmara Municipal de Pelotas

Foto: Fernanda Tarnac