Você está aqui: Página Inicial / Câmara e ARP prestam homenagem a Jair Bonow

Câmara e ARP prestam homenagem a Jair Bonow

Publicado em 10/10/2022.

Uma vida dedicada ao campo e aos trabalhadores rurais, com foco no desenvolvimento da colônia de Pelotas, assim ficou marcada a história do parlamentar Jair Fernando Bonow do partido Progressistas, que faleceu aos seus 52 anos no dia 02 de junho de 2022.

Jair estava no seu primeiro mandato como vereador, onde se elegeu na terceira posição dos votos gerais, computando assim 3.422 votos. Natural do terceiro distrito rural, antes da cadeira legislativa, o mesmo ocupava a posição de secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, do qual fez parte há 14 anos.

Na casa do povo, o parlamentar ocupava a presidência da Comissão de Orçamento e Finanças da casa. No ano passado, foi primeiro-secretário da mesa diretora, além de atuar nas comissões de Agricultura e Pesca, Habitação e Regularização Fundiária e Meio Ambiente.

A presente homenagem a Jair aconteceu em conjunto com a Associação Rural de Pelotas em frente aos estandes da agricultura familiar, que ocorre na 96a Expofeira, onde uma placa foi entregue aos familiares do parlamentar. O presidente do legislativo Marcos Ferreira (Marcola -sem partido), ressaltou a importância que o parlamentar representou para a agricultura de Pelotas.

"Estamos aqui hoje fazendo essa homenagem, que na verdade nãogostaríamos de fazer. Mas a vida infelizmente nos apresentou a perda do Jair que sempre foi uma referência da agricultura de Pelotas e da região sul, e nada mais justo estarmos aqui hoje entregando essa placa para a família dele, com intuito de simbolizar toda luta e esforço que ele fez para viabilizar e elevar a agricultura familiar no âmbito municipal '' - disse Marcola.

Augusto Rassier, que atualmente é o presidente da Associação Rural de Pelotas a homenagem ao parlamentar foi um ponto importante na conversa da entidade com o poder legislativo, e endossou a importância da parceria com a Câmara Municipal nesta Expofeira:

''O Jair tinha uma capacidade de articulação muito grande, era a maior virtude dele, através da sua maneira verdadeira de ser. Ele acreditava na causa do agronegócio, do pequeno, do médio e do grande agricultor, e seu entendimento era correto de que o agronegócio é um só, todos produzem alimentos, todos precisam das variantes para a sua produção. Eu tenho o dever de relatar aqui a receptividade do poder legislativo, através do presidente Marcola, que é um grande parceiro da Expofeira. E só tenho a agradecer a ele, que com toda a sensibilidade assim como a dos outros vereadores, que contribuíram para viabilizar essa feira tão importante aqui da região.'' - disse Jair.

Por sua vez, Jaíne Bonow, filha do parlamentar, diz se sentir honrada em receber a homenagem em nome da família Bonow, além de ver o reconhecimento do pai no dia a dia pelo município.

"É uma grande honra receber essa placa de reconhecimento, e também ver que ele fez tanto para a agricultura familiar e pelo colono em pouco tempo e ficamos feliz por isso e por estarmos sendo prestigiados, aonde chegamos todo mundo reconhece esse trabalho. Não tenho palavras para descrever esse orgulho.'' - disse Jaíne.

Estiveram presentes no ato, a prefeita Paula Mascarenhas, o vice-prefeito Idemar Barz, os vereadores Michel Promove, Cauhê Fuhro Souto e Paulo Coitinho.