Você está aqui: Página Inicial / Câmara presta homenagem aos vereadores que escreveram a Lei Orgânica em 1990

Câmara presta homenagem aos vereadores que escreveram a Lei Orgânica em 1990

Publicado em 11/07/2022.
Cerimônia reuniu parlamentares e representantes dos homenageados no Plenário municipal

Na última semana, foi aberta pela Presidência do Legislativo uma Sessão Especial para Homenagear os 32 anos da publicação da Lei Orgânica do Município (LOM), o ato foi oriundo da programação especial da Câmara em alusão ao aniversário da cidade e do parlamento.

Para receber as honrarias da atual legislatura, estiveram presentes os ex-vereadores Milton Martins (Miltinho) e Luiz Brandão, além dos filhos dos parlamentares já falecidos, Rubens Ávila e Élbio Abreu, Isabela Rodrigues e Eduardo Abreu respectivamente.

O ex-vereador Miltinho, falou em nome dos parlamentares, agradeceu o reconhecimento e frisou a importância da LOM para Pelotas:

“Estar aqui recebendo essa homenagem é muito importante para mim, e acredito que para aos outros homenageados também seja, pois a Lei Orgânica do Município é fundamental para que a ordem democrática seja mantida. Então é de suma importância ser reconhecido neste plenário, do qual atuei de forma convicta”, disse Miltinho.

Este ato foi pensado pelo legislativo em virtude da importância que as LO têm para a política brasileira, pois são normas que regulam a vida pública na cidade, sempre respeitando a Constituição Federal e a Constituição do Estado. Sendo ela um instrumento para fazer o poder público assumir obrigações de interesse local em favor da população. A Lei Orgânica age como uma Constituição Municipal, sendo considerada a lei mais importante que rege os municípios e o Distrito Federal.

Além disso, foi anunciado pela mesa diretora da Câmara a criação de uma Comissão Especial Mista para tratar revisão e possíveis atualizações da LOM.

O presidente da Câmara Marcos Ferreira ( Marcola - Sem partido) ressaltou que o ato é uma forma de valorizar o poder legislativo independente do partido politico:

“A lei orgânica dispensa comentários a respeito da sua importância para a cidade tanto no quesito democrático, quanto no quesito organizacional. Realizar essa sessão solene demonstra que estamos no caminho certo de valorizar o nosso poder legislativo independente do partido”, finaliza o presidente da Casa.