Você está aqui: Página Inicial / Câmara realizou Audiência Pública em Combate à Intolerância Religiosa

Câmara realizou Audiência Pública em Combate à Intolerância Religiosa

Publicado em 23/01/2024.
Proponente da ação foi o vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA)

Na noite da última quinta-feira (18) a Casa Legislativa através de uma proposição do vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), realizou uma Audiência Pública para fomentar o diálogo aberto com a temática do Combate à Intolerância Religiosa no país. O encontro ocorreu às 19 horas no plenário Bernardo Olavo Gomes de Souza.

A Audiência Pública contou com a presença de diversas entidades representativas que enriqueceram o debate e narraram suas vivências acerca da intolerância religiosa em diferentes municípios e estados assim como, os impactos do preconceito religioso oriundo da violência física e verbal que acarreta praticantes da religião de matriz africana. A discussão enfatizou a urgência de medidas efetivas para combater e erradicar a intolerância na sociedade.

O babalorixá Nicolas de Yemanjá que possui um centro de umbanda no estado de Santa Catarina, destacou o papel fundamental da Casa do Povo para exercer a cidadania e promover políticas públicas e as dificuldades em exercer a religião na região em que reside. Ele salienta. “Hoje eu tive o privilégio de puder participar dessa Audiência Pública, a cada vez que usamos a Casa do Povo em prol disso, estamos exercendo a nossa cidadania e favorecendo para que essas políticas públicas que comentamos e que em muitas vezes, as pessoas não tem o conhecimento que podem usufruir, precisam. Esse debate tem que ser cada vez mais recorrente. Estou muito feliz em poder compartilhar a minha experiência, sou pelotense com muito orgulho, resido em Santa Catarina e sei as dificuldades em fazer religião fora de um Estado que não tem uma base africanista como o Rio Grande do Sul. E a melhor experiência que levo, é esse exemplo, esse diálogo, esse debate que quero poder levar a Santa Catarina e quem sabe eu não tenha a sorte de reproduzir lá, para fornecer o impulso, para que tenhamos ao menos, um projeto de política pública voltado ao nosso povo.”

A secretária-executiva do povo de terreiro RS Íyá Sandrali ressaltou sobre importância do evento e salientou a união na batalha contra a intolerância e o racismo religioso no país. “Quem não compareceu perdeu um evento incrível. Além das falas impactantes e da presença marcante das pessoas, destacamos a união na luta contra a intolerância religiosa e o racismo religioso. No Brasil, especialmente em nossos municípios, a intolerância religiosa é, na realidade, uma máscara para o racismo religioso que permeia todas as esferas, nos tornando invisíveis e impedindo a expressão do nosso sagrado. Queremos mostrar como nos conectamos com o sagrado e nossa compreensão do mundo, mas somos barrados. Não nos assemelhamos a um Deus branco; nossa semelhança está na natureza. Portanto, somos todos iguais na diferença.”

O babalorixá Rodrigo Domingues, conselheiro do Povo de Terreiro de Pelotas, destacou a urgência de abordar a intolerância religiosa e expressou a importância da participação ativa ademais crenças no combate. Ele ressalta. “Tratar da intolerância religiosa é crucial para nós, afro-umbandistas e africanistas, os mais impactados por esse preconceito. O evento de hoje proporcionou uma compreensão mais ampla, com casos graves sendo denunciados, inclusive dentro de escolas. Nós, do Povo de Terreiro, enfatizamos a importância da conscientização. A educação nas escolas é vital, mas se a criança não recebe educação em casa, com pais intolerantes, a intolerância vai persistir. Precisamos abordar isso, envolvendo a comunidade em debates e conversas. A reunião foi positiva com a presença de membros de outras religiões, proporcionando algum conforto ao saber que não estamos sozinhos. No entanto, é crucial ter mais participação. Mais apoio de diferentes religiões e crenças vai fortalecer a opinião favorável às discussões realizadas. Deixo a mensagem de que em 2025 possamos estar mais unidos como coletivo.”

O líder da bancada do CIDADANIA e proponente da Audiência Pública, vereador Paulo Coitinho, salientou a relevância de trazer o debate para a Casa Legislativa, destacando a diversidade de religiões que constituíram o encontro.“Em 2021, propus um Projeto de Lei que instituiu a Semana da Discussão contra a Intolerância Religiosa. Esta Audiência é decorrente desse projeto, reunindo diversos segmentos religiosos e pessoas que compartilharam testemunhos não apenas de Pelotas, mas também de Santa Catarina. É essencial ampliarmos a discussão sobre políticas públicas voltadas para as crenças religiosas. Desde o início do mandato, abordamos essa questão, independentemente do credo religioso, e trouxemos outro Projeto de Lei que trata da isenção do IPTU para Casas Religiosas, segmentos religiosos e igrejas. Foi um momento significativo, uma noite de grande participação, e o público presente demonstrou satisfação com as falas. Que possamos dar continuidade a esse importante debate em nossa jornada legislativa.” Concluiu o parlamentar.

A Audiência Pública completa está disponível no youtube, Rede Câmara Pelotas.

Por assessoria de comunicação do vereador Paulo Coitinho (Cidadania).