Você está aqui: Página Inicial / Câmara recebe epidemiologista da UFPel, o doutor Pedro Curi Hallal

Câmara recebe epidemiologista da UFPel, o doutor Pedro Curi Hallal

Publicado em 11/05/2022.
Painel proposto pela vereadora Miriam Marroni (PT) tem como objetivo apresentar os dados do estudo Covitel

O epidemiologista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), doutor Pedro Hallal, vai apresentar nesta quinta-feira os resultados do estudo Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia), às 10h30 no plenário da Câmara de Vereadores. A iniciativa de convidar o epidemiologista, referência mundial no assunto, partiu da vereadora Miriam Marroni (PT), em organização conjunta com a mesa diretora.

O painel começa logo após a sessão ordinária, no plenário da Câmara, e será aberto ao público. O Covitel, estudo protagonizado pela UPFel, foi publicado no fim de abril deste ano, após análise dos impactos da pandemia no dia a dia das pessoas. Houve uma piora na alimentação e redução de atividades físicas, que podem resultar no aumento de doenças crônicas no país, como a diabetes, hipertensão, câncer, obesidade e infarto.

Foram entrevistadas 9 mil pessoas, em todo o território nacional, por telefone. A pesquisa indicou a diminuição do consumo de legumes e verduras - de 45% para 39% dos entrevistados - e no índice de pessoas ativas fisicamente: caiu de 38,6% para 30,3%. Outro dado alarmante é o aumento de diagnósticos de depressão: de 9,6% para 13,5%. O levantamento comparou a rotina das pessoas antes da pandemia com o primeiro semestre de 2022.

Segundo a proponente do painel, o evento nesta quinta-feira dará continuidade aos grandes debates na Câmara. "A casa dos grandes debates tem como apresentação a pesquisa nacional de sobre como está a vida após a pandemia. Serão apresentados os impactos da pandemia, o desequilíbrio alimentar, o isolamento e a falta de exercícios, os medos da doença, do desemprego e a preocupação financeira", pontuou Miriam. "Dados da pesquisa podem ser importantes para a formulação de políticas públicas", completou a vereadora.

Pedro Hallal é professor da UFPel, com atuação destacada na área da epidemiologia, na qual é mestre e doutor pela própria Universidade. Destacou-se na produção científica durante a pandemia da Covid-19, sendo coordenador do EPICOVID-19, o maior estudo epidemiológico sobre coronavírus no Brasil. É um dos coordenadores da Coorte de 2015 de Pelotas e do Observatório Global de Atividade Física. Também é um dos sócios fundadores e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências entre 2008 e 2013.

Por assessoria de imprensa vereadora Miriam Marroni (PT). 

Redes Sociais
Facebook Flickr Instagram
Rede Câmara

Rede Câmara

Rádio Câmara

Rádio Câmara

Portal da Transparência

Rádio Câmara

Legislação da Câmara

Rádio Câmara

LicitaCon

LicitaCon