Você está aqui: Página Inicial / Campanha da Fraternidade é tema de Audiência Pública

Campanha da Fraternidade é tema de Audiência Pública

Publicado em 28/03/2022.

Com o tema Fraternidade e Educação a Campanha da Fraternidade 2022 acontece até o dia 17 de abril, domingo de Páscoa. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o objetivo geral da Campanha é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Pensando nisso, o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) promoveu uma Audiência Pública na Câmara Municipal para tratar do assunto. A ideia surgiu por parte dos membros da pastoral da educação, professores Dora Domingues e Alexandre Lemos, que falaram sobre o cenário de tendências da educação brasileira.

No Brasil, a campanha da fraternidade busca analisar o contexto da educação na cultura conforme a atualidade, além de analisar o impacto das políticas públicas na educação, um tema que para a professora Dora Domingues, define como necessário:

“Torna-se necessário e urgente a reflexão da escolha do tema deste ano “Fraternidade e Educação”. O tema é importante e emergente. Podemos dizer a educação ser a saída para este país mergulhado em tanto sofrimento e tantos descaminhos ’’, afirma a orofessora.

A promoção da educação comprometida com novas formas de política, economia e progresso verdadeiramente a serviço de uma vida humana é também um dos lemas da feira que busca além disso busca estimular que igrejas, famílias e escolas proponham momentos de reflexão e debate sobre novas formas de educar em uma perspectiva humanista, conforme orientação do papa Francisco. Diante disso, o professor Alexandre Lemos ressalta que a feira deste ano estará mais fortalecida:

‘’O tema já diz tudo, fraternidade e educação. E é isso o lema que nós temos que levar para a nossa região. A última nomeação de professores de ensino religioso foi um momento muito feliz! Teremos mais pessoas colaborando para a campanha da fraternidade em que fala em sabedoria e ensinar com amor, realmente aconteça de forma efetiva’’, disse Alexandre.

O vereador proponente da audiência Paulo Coitinho, que já fez parte da igreja católica entende que o tema da audiência é de extrema necessidade diante do atual cenário da educação brasileira, seja ela nacional até municipal:

‘’Já estive dentro de uma igreja e sei o quanto é importante o serviço social para os mais carentes, e me sinto especial por estar nesta noite na audiência pública propondo a discussão deste tema tão importante”, pontuou o parlamentar.

O vereador Paulo coitinho ainda agradeceu a presença do vereador César Brisolara (PSB), que atualmente preside a Comissão de Direitos Humanos. Mesma comissão onde Coitinho é vice-presidente.

Por assessoria de imprensa do vereador Paulo Coitinho (Cidadania).