Você está aqui: Página Inicial / Capoeira recebe homenagem pelos 10 anos de reconhecimento pela UNESCO

Capoeira recebe homenagem pelos 10 anos de reconhecimento pela UNESCO

Publicado em 19/02/2024.
Audiência Pública aconteceu na sexta-feira tendo como proponente o vereador Paulo Coitinho

Na noite da última sexta-feira (16), a Câmara Municipal através de uma proposição do vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA), realizou uma Audiência Pública em celebração aos 10 anos da Capoeira pela UNESCO - reconhecida oficialmente como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial da Humanidade-. O encontro ocorreu às 19 horas no plenário Bernardo Olavo Gomes de Souza.

Em apreciação a esta expressão cultural e à sua relevância histórica como símbolo de luta e resistência afro-brasileira, englobando os praticantes por meio da música, utilizando instrumentos típicos como o berimbau e o atabaque, que dão vida a uma roda onde os movimentos se entrelaçam com graciosas danças. Esta arte mescla elementos de luta, dança e jongo, formando uma tapeçaria rica em tradição e significado.

Com o merecido reconhecimento, a capoeira agora compartilha o prestígio do Cristo Redentor como patrimônio da humanidade. “Sua prática vai além de um simples jogo, pois carrega consigo uma história intrinsecamente entrelaçada com a própria trajetória do Brasil.” Como afirma o mestre Paulinho Salmon, renomado capoeirista e professor com mais de 50 anos de experiência. A capoeira é uma manifestação que transcende os limites do mero entretenimento, representando uma expressão viva da cultura e herança cultural afro-brasileira.
Na Audiência Pública, três mestres de Capoeira, atuantes em diversas localidades, foram homenageados por suas trajetórias marcadas pela promoção da arte inclusiva e pela resistência em difundir essa expressão artística entre praticantes de diferentes origens. A homenagem reverenciou as contribuições artísticas do Mestre Dunga, Mestre Karcará e Mestre Nino, enaltecendo suas histórias e legados na Capoeira.

“Esse reconhecimento é uma forma de tirar a capoeira da invisibilidade. Apesar de seu renome mundial, muitas vezes ela permanece invisível em suas próprias comunidades. Apesar de seu impacto social positivo, muitas vezes somos ignorados, subestimados em favor de outras prioridades governamentais. A ocupação que estamos promovendo na Casa do Povo é fundamental para reivindicar o lugar merecido pela Capoeira. É essencial que estejamos ao lado do povo, trabalhando em conjunto com as autoridades públicas para obter reconhecimento através de leis de incentivo e apoio a projetos sociais.” Ressaltou Mestre Dunga, um dos homenageados da noite.

Já o Paulo Renato Narciso, conhecido popularmente como Mestre Karcará enfatizou sobre “A manifestação popular conhecida como 'Mãe Capoeira', de origem africana, está ganhando reconhecimento, tornando-nos protagonistas dessa arte frente ao Poder Público. Buscamos subsídios para cobrar incentivos culturais e políticas públicas que promovam e preserve essa herança afro-brasileira, uma reparação histórica de mais de 500 anos.” Concluiu ele.

Outro homenageado da noite foi Lindomar Amaral, também conhecido como Mestre Nino, que delineou a importância do destaque para a capoeira e todo sua conjuntura em prol da sociedade. “A capoeira que é tão perseguida ganhou o mundo. É essencial que em nossas cidades, em todos os estados do país, reconheçamos sua importância. A Capoeira é multifacetada: é música, é jogo, é luta, e muitos dos grandes campeões de MMA hoje foram praticantes desta arte. Portanto, é justo que ela esteja onde já alcançou. É crucial destacar que o capoeirista tem uma religião, mas a Capoeira não. Esta arte tem o poder de incluir a todos e, por isso, merece plenamente esse reconhecimento." Concluiu Mestre Nino.

Já o proponente da ação, o vereador Paulo Coitinho (CIDADANIA) ressaltou sobre a importância do encontro para o município de Pelotas e os planos de projetos para ampliar o reconhecimento e a prática dessa arte para a população. Ele salienta. A tradição da Capoeira em Pelotas é de longa data e merece ser reconhecida. Além de sua expressão artística, a Capoeira é uma ferramenta de inclusão social. Nesta noite, homenageamos os mestres que promovem essa arte. Propomos oficializar uma semana dedicada à Capoeira em Pelotas, culminando com o Dia da Capoeira e a criação de um espaço exclusivo para suas atividades no Centro Cultural da cidade. Este é um passo importante para fortalecer nossa conexão com essa manifestação cultural e promover a inclusão e valorização da Capoeira em nossa comunidade.” Concluiu o parlamentar.

A audiência foi aberta ao público e contou com a participação de Entidades Representativas. O encontro também pode ser acompanhado através da Rede Câmara nas mídias oficiais do legislativo pelotense e nos canis 16 da NET e 21.2 da TV aberta.

Foto: Fernanda Tarnac