Você está aqui: Página Inicial / Carlos Junior homenageia a atuação de uma categoria muitas vezes invisível para a sociedade

Publicado em 30/08/2022.

No início da tarde de ontem (25), integrantes de uma equipe de agentes da SUSEPE foram convidados pelo vereador Carlos Junior (PSD) a comparecerem no plenarinho da Câmara Municipal de Pelotas, para receberem um reconhecimento do Poder Legislativo pela atuação no cumprimento da função, com coragem e perspicácia durante um episódio ocorrido na Casa Prisional de Pelotas. Os profissionais da segurança foram agraciados pelo parlamentar com uma placa coletiva, e de forma individual, com certificado e cópia da lei aprovada.

No dia 31 de maio deste ano, alguns detentos da galeria “A” do Presídio Regional de Pelotas não acataram a determinação de encerramento das atividades no horário habitual de 18 horas, o que resultou em um ato de rebeldia, inclusive com a adesão de outros apenados que partiram para o enfrentamento com os guardas.

Os detentos começaram a depredar o patrimônio, ateando fogo em colchões, com isso a fumaça tóxica tomou conta de todo o setor. De posse de pedras e pedaços de paus investiram contra os agentes de plantão.

Diante do insucesso das determinações para o encerramento do conflito, e da formação de um motim, foram acionadas as demais forças de segurança.

Porém, durante 01h30min, até que houvesse a chegada do reforço, os agentes penitenciários de plantão tiveram que gerenciar a situação crítica, com extremo profissionalismo, mesmo com risco à integridade física deles.

Com esta motivação o vereador Carlos Júnior apresentou no Poder Legislativo a proposta de uma Moção de Reconhecimento à equipe de plantão em atuação no Presídio Regional de Pelotas, conforme descrito abaixo:.

1 Tiano Peres Azevedo(Chefe de Plantão)
2 Daiani Schneider;
3 Janice Quinzen Willrich Gonçalves;
4 Anderson Quintana Porto;
5 Gabriel da Rosa Cunha;
6 Alexandre Terra Rassier;
7 Alexandre Hoffmann Remboski;
8 Marlei Garcia Gettens;
9 Adam Cristiano Acosta Pereira de Ávila;
10 Márcio Guedes dos Santos;
11 Carlos Eduardo Silveira Behrend;
12 Clóvis Rodrigo Lima da Cruz;
13 Eduardo Duran Lopes;
14 Francisco de Assis Ulguim Braatz;
15 Marcelo Almeida Machado

Para o vereador Carlos Júnior (PSD) a solenidade que aconteceu nas dependências do Poder Legislativo, e contou com a presença dos agentes penitenciários e alguns familiares deles, foi uma oportunidade de agradecimento pelo comprometimento do cumprimento da função “ muitas vezes se têm uma imagem distorcida, por desconhecer a atuação de muitos servidores, como neste caso dos agentes, que são expostos ao risco em local de conflito social, quando tomei conhecimento, entendi ser justo que encaminhássemos uma homenagem, proposta que recebeu o apoio de todos os vereadores da casa",afirmou o parlamentar.

Por assessoria de imprensa vereador Carlos Jr. (PSD)

Foto: Ederson Ávila