Você está aqui: Página Inicial / Carnaval nos Bairros é tema de conversa no Parlamento

Carnaval nos Bairros é tema de conversa no Parlamento

Publicado em 09/08/2022.
Representantes carnavalescos visitam Câmara para debater iniciativas para promover o carnaval na cidade.

A presidência da Câmara Municipal de Pelotas recebeu a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), em pauta o projeto Carnaval nos Bairros. Em 2022 completou o ciclo de 2 anos sem atividades no município, e com a ideia de movimentar o setor, a associação representada pelos carnavalescos Francisco Rangel, Mestre Didio e Shalimar Aleixo buscam alternativas e recursos financeiros para promover os eventos, que conforme a programação acontecerá em 5 encontros a partir de outubro.

“Isso é uma maneira que estamos buscando para podermos apoiar mais o Carnaval. Todos sabemos que o Carnaval é muito discriminado e deixado de lado. Então nós estamos indo ao poder público. Viemos agora à Câmara de Vereadores e vamos ao secretário Pedroso, estamos aguardando uma audiência com a prefeita também para levar o poder público ao apoio ao Carnaval. - disse o vice-presidente da ASSECAP, Francisco Rangel.

Ainda sobre o assunto, o vice-presidente comentou sobre a situação das famílias que trabalham no carnaval e sua importância:

“Uma escola de samba sai com mais de 1.500 pessoas na passarela e tem bandas que colocam 3 mil pessoas. Muita gente que se envolve, inclusive trabalhando a mão de obra. Muita gente saiu penalizada com essa pandemia, como, por exemplo, costureiras, serralheiros, alegoristas, instrumentistas. Até o dono do barzinho, aquele da esquina que vende a bebida”, disse Francisco Rangel.

Por sua vez o presidente da Casa Marcos Ferreira (Marcola - sem partido) comentou que a Câmara não medirá esforços para ajudar as instituições carnavalescas, haja vista que o setor mexe diretamente na cadeia produtiva da cidade, além disso alegou que por via de licitação, o poder legislativo pode apoiar com locais, através de alugueis de som, iluminação e serviço de segurança.

“Sem dúvida a cadeia produtiva do carnaval é de extrema importância, pois gera a cultura, desenvolvimento e incentiva a comunidade. Pelotas tem uma grande tradição no carnaval e para mantermos isso precisamos resgatar este tempo que não tivemos atividades, então nada mais justo que o poder legislativo estar do lado apoiando as iniciativas de modo especial essa apresentada, que visa promover o carnaval nos bairros da nossa cidade”, finaliza o presidente Marcola.

Foto: Ederson Ávila (CMP)