Você está aqui: Página Inicial / CARTÓRIO DE COMBATE A CRIMES ÉTNICOS, RACIAIS, DE GÊNERO E INTOLERÂNCIA RELIGIOSA É ESTABELECIDO NA CIDADE

Publicado em 16/03/2022.

A partir de agora, Pelotas conta com um cartório junto a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), especialmente para apurar crimes étnicos, raciais e de gênero e intolerância religiosa.

A proposta da criação do cartório partiu do vereador Paulo Coitinho (Cidadania), que desde o início do seu mandato manteve seus esforços para atender essa demanda, e ressalta a importância das parcerias ao longo do caminho para a realização do feito.

''É um cartório que vai receber as denúncias que serão feitas junto ao DPPA, e daí em diante serão encaminhados e apurados os crimes. Entendemos que é muito propositivo a vinda deste cartório. Cabe lembrar que iniciamos tudo isso em conjunto com vários parceiros e nada mais justo do que afirmar que foi uma construção a várias mãos e quem ganha é a população.''

A criação do cartório contra os crimes em questão foi estabelecida diante de um acréscimo de casos dos mesmos na cidade. Nos últimos meses, três casos tiveram grande repercussão, sendo um deles envolvendo o vereador César Brisolara (PSB), que sofreu injúria racial quando adentrava na Câmara Municipal de Pelotas. O parlamentar esteve presente na solenidade de inauguração, representando a Comissão dos Direitos Humanos, onde o mesmo é presidente. Além disso, esteve presente o Delegado Regional da Polícia Civil, Márcio Steffens.

Cesinha acredita que o cartório é uma porta de entrada para a ampliação do combate a esses crimes, onde mais a frente a criação de uma delegacia possa ser estabelecida na cidade.

''É um longo caminho, uma luta que a gente está travando. Pelotas é uma das cidades mais negras do Estado, proporcionalmente necessitaria de uma delegacia, pois teríamos todos os servidores com expertise nesta questão do crime de racismo ou injúria racial.”