Você está aqui: Página Inicial / Centelha da chama crioula chega a Pelotas

Centelha da chama crioula chega a Pelotas

Publicado em 12/09/2022.
Comitiva teve a participação do patrono da Semana Farroupilha, vereador Paulo Coitinho

A centelha da chama crioula chegou a Pelotas por voltas das 13 horas deste domingo (11), conduzida por uma comitiva formada por mais de 100 cavalarianos representantes dos CTG´s que compõem a 26a. Região Tradicionalista (RT) e autoridades. O grupo saiu do município de Canguçu e chegou ao Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Coronel Thomaz Luiz Osório, que deu início às rondas da chama. Nestas primeiras 24 horas a centelha está sob os cuidados do CTG Os Farrapos.

Como patrono da Semana Farroupilha deste ano, o vereador Paulo Coitinho participou do cortejo, prestigiando e valorizando a tradição gaúcha, uma marca do mandato do parlamentar na Câmara Municipal.

“Foi um momento único, que marca minha legislatura. Sou envolvido e um gaúcho apaixonado pela nossa cultura. Em 2013 fui um dos responsáveis pela criação do DTG Legislativo, fui interlocutor entre o poder executivo, legislativo e a direção do Movimento Tradicionalista Gaúcho para garantir a realização da 32a FECARS em Pelotas, também propus várias audiências públicas e homenagens no legislativo da região trazendo em pauta a temática do tradicionalismo, sou idealizador e atual presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, Tradicionalismo e Festas Populares de Pelotas e sou proponente do Projeto de Lei que autoriza a prefeitura incluir conteúdos sobre tradicionalismo, cultura e folclore gaúcho nas escolas da rede pública municipal”, disse Coitinho. Em 2021, o vereador recebeu a Comenda João de Barro, a mais alta honraria entregue pelo MTG a cidadãos que contribuem para o desenvolvimento, valorização e crescimento do tradicionalismo.

Além do vereador, a comitiva teve a participação do coordenador e do capataz da campeira, ambos da 26a RT, Márcio Adir Corrêa e Daniel Fonseca, respectivamente. A chama crioula, para os gaúchos, representa a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.

No próximo dia 14, acontece a fusão da centelha com a chama de fogo do Dia da Independência do Brasil, que atualmente está sob a guarda do 9o Batalhão de Infantaria Motorizada, no Altar da Pátria, da Avenida Bento Gonçalves.

Por assessoria de imprensa vereador Paulo Coitinho (Cidadania).