Você está aqui: Página Inicial / Centelha da chama crioula chega a Pelotas

Centelha da chama crioula chega a Pelotas

Publicado em 12/09/2022.
Comitiva teve a participação do patrono da Semana Farroupilha, vereador Paulo Coitinho

A centelha da chama crioula chegou a Pelotas por voltas das 13 horas deste domingo (11), conduzida por uma comitiva formada por mais de 100 cavalarianos representantes dos CTG´s que compõem a 26a. Região Tradicionalista (RT) e autoridades. O grupo saiu do município de Canguçu e chegou ao Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Coronel Thomaz Luiz Osório, que deu início às rondas da chama. Nestas primeiras 24 horas a centelha está sob os cuidados do CTG Os Farrapos.

Como patrono da Semana Farroupilha deste ano, o vereador Paulo Coitinho participou do cortejo, prestigiando e valorizando a tradição gaúcha, uma marca do mandato do parlamentar na Câmara Municipal.

“Foi um momento único, que marca minha legislatura. Sou envolvido e um gaúcho apaixonado pela nossa cultura. Em 2013 fui um dos responsáveis pela criação do DTG Legislativo, fui interlocutor entre o poder executivo, legislativo e a direção do Movimento Tradicionalista Gaúcho para garantir a realização da 32a FECARS em Pelotas, também propus várias audiências públicas e homenagens no legislativo da região trazendo em pauta a temática do tradicionalismo, sou idealizador e atual presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, Tradicionalismo e Festas Populares de Pelotas e sou proponente do Projeto de Lei que autoriza a prefeitura incluir conteúdos sobre tradicionalismo, cultura e folclore gaúcho nas escolas da rede pública municipal”, disse Coitinho. Em 2021, o vereador recebeu a Comenda João de Barro, a mais alta honraria entregue pelo MTG a cidadãos que contribuem para o desenvolvimento, valorização e crescimento do tradicionalismo.

Além do vereador, a comitiva teve a participação do coordenador e do capataz da campeira, ambos da 26a RT, Márcio Adir Corrêa e Daniel Fonseca, respectivamente. A chama crioula, para os gaúchos, representa a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.

No próximo dia 14, acontece a fusão da centelha com a chama de fogo do Dia da Independência do Brasil, que atualmente está sob a guarda do 9o Batalhão de Infantaria Motorizada, no Altar da Pátria, da Avenida Bento Gonçalves.

Por assessoria de imprensa vereador Paulo Coitinho (Cidadania). 

Redes Sociais
Facebook Flickr Instagram
Rede Câmara

Rede Câmara

Rádio Câmara

Rádio Câmara

Portal da Transparência

Rádio Câmara

Legislação da Câmara

Rádio Câmara

LicitaCon

LicitaCon