Você está aqui: Página Inicial / César Brisolara é eleito o presidente da Câmara para 2023

César Brisolara é eleito o presidente da Câmara para 2023

Publicado em 08/12/2022.

A Câmara Municipal elegeu na manhã desta quarta-feira (07), o Vereador César Brisolara (Cesinha- PSB) para a presidência do ano de 2023. O parlamentar está em seu primeiro mandato e conduzirá o poder legislativo pela primeira vez. Na composição da Mesa ainda foram eleitos Marcio Santos (PSDB) como primeiro vice-presidente, Rafael Dutra (Barriga - União Brasil) como segundo vice-presidente, Paulo Coitinho (Cidadania) como primeiro secretário e Jone Soares (PSDB) como segundo secretário.

A Mesa Diretora é o órgão que dirige a Casa do Povo nos aspectos legislativos, ou seja, nos assuntos relacionados à elaboração das leis. Ela é formada por cinco vereadores, que são eleitos para mandato de um ano, sendo permitida recentemente a reeleição para o mesmo cargo, na mesma legislatura.

A presidência foi eleita com o placar de 16 votos favoráveis e 05 contrários assim como para os demais cargos, sendo a oposição formada por Jurandir Silva (PSOL), Fernanda Miranda (PSOL), Carla Cassais (PT), Miriam Marroni (PT) e Cristina Oliveira (PDT), que indicaram Fernanda Miranda para presidência.

O novo presidente defendeu como uma das suas principais diretrizes para o próximo ano o estreitamento da comunicação da Câmara com a comunidade, para que seja processo mais transparente e inclusivo e afirmou que aperfeiçoará o diálogo interno. “Eu vejo que a população não consegue acompanhar o trabalho dos parlamentares e os feitos nas suas respectivas regiões. Eu não quero que isso se mantenha! Estar à frente da Câmara de vereadores não é somente no quesito legislativo, mas também a administração interna, a rotina da Casa”, disse Cesinha.

Sobre a presidir no primeiro mandato, o parlamentar relacionou com a necessidade de renovação, além de ser uma questão de relações e pautas que foram defendidas. “Eu gosto de trabalho e gosto do que faço, sou metódico nesse quesito, os parlamentares perceberam isso e acreditaram na minha competência”, relatou o mesmo.

A CÂMARA MAIS PRÓXIMA E TRANSPARENTE

O discurso apostando em proximidade com os bairros foi repetido entre os cinco eleitos, que apontam serem todos originários da periferia e, portanto, conhecedores das necessidades dos bairros e vilas.

Muito grato por essa conquista. Uma mesa literalmente do bairro, hoje temos uma formação de líderes bairristas e isso é de grande valia para a população Pelotense. Nossa entrega de trabalho são ainda mais resultados. Como sempre digo: ‘mais trabalho, mais resultados’”, afirmou o parlamentar Marcio Santos, eleito primeiro vice-presidente.

Já o segundo vice-presidente aponta que “é um desafio muito grande, mas importante. Junto ao presidente Cesinha, construiremos ideias novas e a nossa comunidade, nosso povo, estará presente dentro da Casa”, complementou o vereador Barriga.

Para Cesinha outro mérito do novo grupo é ter dois negros entre seus integrantes, aumentado deste modo a representatividade étnica na direção da Câmara, também fez menção aos outros dois parlamentares que não estão na mesa, mas são de grande contribuição nesse assunto, sendo o Michel Escalante (Michel Promove- PP) e Reinaldo Elias (Belezinha- PSDB). “São visões negras sobre a gestão da Casa, alguém que já sofreu racismo e sabe a importância que isso tem para a sociedade, que é majoritariamente negra na nossa cidade”, completou.

REELEIÇÃO E APOSTA

No seu segundo mandato como primeiro secretário, o Vereador Paulo Coitinho, renovando seu voto de confiança dos demais parlamentares, se mostrou muito agradecido e positivo com o trabalho exercido em 2022. Aliás, em seu primeiro ano legislativo já fez parte da mesa diretiva. “ A responsabilidade é grande, mas sempre em constante diálogo, na construção coletiva, aparando ‘arestas’ e isso facilita o processo”, disse Paulinho.

O vereador Jone Soares, parlamentar mais jovem atualmente, integrou à direção da Câmara como segundo secretário, “somos um bloco, uma mesa que vai conduzir a Casa da melhor forma possível, sempre voltado a fazer o melhor para a cidade, abrindo para discussões e recebendo esses cidadãos”, afirmou o mesmo.