Você está aqui: Página Inicial / César Brisolara é o presidente 2023 da Câmara de Vereadores

César Brisolara é o presidente 2023 da Câmara de Vereadores

Publicado em 02/01/2023.

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (29), nos últimos dias do ano, tomou posse a nova composição da Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos da Câmara de Vereadores de Pelotas em 2023. A solenidade foi conduzida pelo segundo vice-presidente Márcio Santos (PSDB), uma vez que o presidente do Legislativo Pelotense, vereador Marcos Ferreira (Marcola - sem partido), ocupa neste momento a cadeira de prefeito da cidade.

Os vereadores que compõem a direção da Casa foram eleitos em Sessão Extraordinária no dia sete de dezembro. O processo eleitoral escolheu o presidente César Brisolara (Césinha – PSB), 1º vice-presidente Márcio Santos, 2º vice-presidente Rafael Dutra (Barriga - União Brasil), 1° secretário Paulo Coitinho (Cidadania) e 2° secretário Jone Soares (PSDB).

Em seu discurso de posse, o Presidente Césinha, relembrou sua juventude e os seus desafios para chegar até o cargo. Muito emocionado, agradeceu a todos servidores da Casa, amigos e familiares pelo auxílio na sua jornada. Destacou a importância de uma Câmara representativa, próxima e em prol da comunidade. “Quero que a população perceba que o Presidente desta Casa é igual a eles. Representatividade é a porta de entrada para ocupar os espaços de poder”- disse Césinha.

A retrospectiva da gestão 2022 foi feita pelo parlamentar Márcio Santos, o qual foi 2º vice-presidente e fará parte da nova composição, em 2023 como 1º. “Tivemos projetos importantes, leis que farão diferença para a comunidade e sempre dialogando com a população. De forma transparente e acessível criamos um ambiente democrático para que todos pelotenses se sentissem representados e à vontade para estar na Casa do Povo” - destacou o vereador.

Aprovamos projetos importantes, alguns até ‘antipáticos’, mas não menos relevantes para a cidade. Foram medidas para arrecadação de recursos, projetos em prol do social, cultura e etc. Nos quesitos serviços públicos, batemos o recorde em pedidos de informações, um dos principais dispositivos de fiscalização que um parlamentar tem”, comentou o vereador Michel Escalante (Michel Promove - PP), que fez parte da mesa diretiva deste ano. E destacou também a proximidade e representatividade desta legislatura, por isso acredito haver tantas solicitações de explicações do Executivo.

O primeiro-secretário, vereador Paulo Coitinho, foi o único que renovou seu cargo na mesa diretiva. “O Legislativo e o Executivo são poderes independentes, mas de forma harmônica precisam dialogar. E com muita ética e transparência firmamos esse compromisso” - afirmou o parlamentar ao se mostrar otimista com a parceria da Presidência da Casa com a Prefeitura de Pelotas.

Marcio Santos, como Primeiro Vice-Presidente, agradeceu a confiança dos demais colegas e firmou seu compromisso com a aproximação do Legislativo e dos cidadãos Pelotenses. “Sentimento de gratidão. E vamos continuar nosso trabalho, em prol da comunidade e cobrando resultados para a população” - disse.

Jone, pela primeira vez faz parte da direção, está em seu primeiro mandato e é o segundo secretário do próximo ano. “Vai ser um ano muito desafiador, mas estamos firmes em direção ao objetivo. Não mediremos esforços para que a população não seja prejudicada ou não participe das decisões” - salientou o vereador.

O Segundo Vice-Presidente Rafael Dutra, mais conhecido como Barriga, reforçou a importância de estar alinhado com a comunidade e seu compromisso com a presidência. “Vamos trabalhar muito! Estaremos juntos e somando para essa renovação que tanto buscamos. Cada vez mais dentro dos bairros e vilas para dar sequência ao que já é positivo nas últimas gestões e mudar o que ainda não é” - comentou o parlamentar.

OBRIGADA 2022 E SEJA BEM-VINDO 2023

O prefeito em exercício e ex-presidente do Legislativo, Marcola, agradeceu aos servidores e colegas pelo trabalho desenvolvido neste ano que se encerra, além de avaliar como positiva e produtiva a gestão. “Fizemos o que foi planejado, e entregamos aquilo que esperávamos, participamos de feiras e eventos, levamos a Câmara aos bairros e trouxemos o poder executivo para discutir junto ao parlamento” - afirmou.

Césinha, presidente eleito para 2023, comentou sobre a dificuldade do ano que está por vir e do trabalho que precisa ser feito. “ É um período de transição do Governo Federal e do Estado, e vamos ter diversos temas que precisam ser tratados de acordo com essas alterações. Encaro como mais um desafio da minha vida política, criando ‘pontes’ e diálogos com os outros poderes. E vamos consolidar a independência do Legislativo para analisar e propor projetos.”