Você está aqui: Página Inicial / Ciclovia do Laranjal é recuperada

Ciclovia do Laranjal é recuperada

Publicado em 24/02/2022.
Pedido feito pelo vereador Paulo Coitinho é atendido pelo Sanep

Na tarde da última quarta-feira (23), o vereador Paulo Coitinho (Cidadania) esteve na Avenida Adolfo Fetter, no bairro Laranjal. Em pauta, a fiscalização da ciclovia que passa por reforma. Além de buracos, o trecho estava com desníveis no asfalto, fazendo com que a água das chuvas ficasse acumulada por dias, obrigando assim os ciclistas a desviarem e utilizarem a pista dos carros como trajeto, aumentando o risco de acidentes. O ponto, que fica entre um estabelecimento comercial e um salão de festas é conhecido por frequentadores. Segundo Coitinho, a média diária de ciclistas que circulam pelo local é de 750 a 800 pessoas, sendo para deslocamento aos seus trabalhos ou a passeio. A demanda para uma solução do problema, chegou até o vereador através da solicitação dos moradores e ciclistas, além da própria experiência do parlamentar que é adepto à prática do esporte.

No fim do ano passado, o vereador encontrou a presidente do Sanep, Michele Alsina. Um dos pontos da reunião foi justamente a realização da obra de reparo da via. E a resposta da regente foi exatamente o que aconteceu, a execução da melhoria no início do ano de 2022. Além disso, o primeiro-secretário do poder legislativo aponta que a restauração das ciclovias podem ajudar o município a desenvolver a economia e o turismo.

“O potencial deste modal precisa ser melhor explorado na cidade. Além dos trabalhadores que utilizam como meio de transporte, Pelotas tem em suas políticas públicas, o aluguel de bicicletas por aplicativos. Posso afirmar que muitas delas são utilizadas por pessoas de fora do município, que buscam o turismo da cidade. Isso é importante, desenvolve o comércio, a economia, além de ser mais um atrativo. Vamos seguir trabalhando para melhorar e ampliar cada vez mais as nossas ciclovias”, afirmou Paulo Coitinho.

Ainda sobre o assunto:

No ano passado, o vereador aprovou a Lei n° 6.945 de sua autoria. A ordem cria o Programa Municipal de Estimulo ao uso da Bicicleta, ao Ciclismo e seus Modais, que tem como objetivo incentivar por meio de medidas diversas o uso preferencial deste modal como meio de transporte para deslocamento ao trabalho, atividade física, esporte, turismo e lazer.

A pandemia ocasionada pelo vírus da Covid-19, movimentou o setor das bicicletarias em todo o país. De acordo com um levantamento realizado pela Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) apontou que no ano passado houve um aumento médio de 70% nas vendas entre os meses de janeiro e dezembro, demonstrando uma procura gradativa pelo produto.