Você está aqui: Página Inicial / Coitinho participa de AP sobre energia eólica na Assembleia Legislativa

Coitinho participa de AP sobre energia eólica na Assembleia Legislativa

Publicado em 20/12/2022.

A liberação da instalação de aerogeradores na Lagoa dos Patos, possibilidade que vem sendo analisada pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, divide opiniões. Há quem defenda as oportunidades abertas para a geração de energia renovável e a criação de emprego e renda com essa atividade, porém também há manifestações que receiam os impactos que a produção eólica pode causar no meio ambiente e em práticas tradicionais, como a pesca.

Com esse propósito, uma audiência pública proposta pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa (AL), através do deputado estadual Zé Nunes (PT), discutiu de forma híbrida e presencial os impactos socioambientais da exploração de energias renováveis na Lagoa dos Patos. Destaque para os impactos socioambientais causados pela implementação de empreendimentos para a exploração de energia eólica, solar e hídrica.

O vereador pelotense, Paulo Coitinho, líder da bancada do Cidadania, compareceu ao encontro e valorizou a iniciativa do parlamento gaúcho em trazer para discussão um grupo tão variado de representantes dos mais variados segmentos de interesse sobre o tema.

“Esse é um debate importante que precisa de representação do segmento da cadeia produtiva da pesca, pescadores, presidentes de colônias, membros das câmaras e prefeituras municipais da Costa Doce serem ouvidos. Não temos informações, por exemplo, sobre o número que torres que serão instaladas, qual o impacto ambienta, qual a contrapartida para os municípios, então estamos buscando respostas através do diálogo esta construção. Ouvir as partes, tanto o poder legislativo e executivo do estado, além dos representantes desta cadeia produtiva importante”, disse o vereador.

A comitiva de Pelotas ainda contou com a participação de Flaidali Vitara Santana, representante do projeto Pescador não é Bandido e Sérgio Andrades, da Colônia de Pesca Copapapel.

Nos encaminhamentos, Zé Nunes deliberou pelo envio de relatório da audiência, com a posição das entidades e de pescadores contrários à instalação de parques offshore na Lagoa dos Patos. À Secretaria Estadual do Meio Ambiente será encaminhada sugestão de novas audiências públicas para ouvir as comunidades, assim como a necessidade de levantar dados, impactos e estudos sobre o tema. Será formado um grupo de trabalho plural da academia, de pescadores e do governo para acompanhar o tema.

Manifestaram-se ainda representantes do Fórum da Lagoa dos Patos, das Colônias de Pescadores de São José do Norte e de Pelotas, vereadores de São José do Norte, Movimento Pescador não é bandido, AGAPAN, a Colônia de Pescadores Z3 e em torno de 120 pessoas acompanharam virtualmente o debate.

Por assessoria do vereador Paulo Coitinho (Cidadania).

** Com informações da AL.