Você está aqui: Página Inicial / Comissão da Pessoa com Deficiência realiza Reunião Pública

Comissão da Pessoa com Deficiência realiza Reunião Pública

Publicado em 16/03/2023.
O encontro foi conduzido pela presidente da Comissão, Miriam Marroni (PT).

No Plenarinho da Câmara de Vereadores de Pelotas, através da Comissão da Pessoa com Deficiência - Sidnei Matias Fagundes, aconteceu na tarde desta quarta-feira (15) com a finalidade de debater o acolhimento das famílias com crianças com Síndrome de Down e acompanhamento profissional para orientação e conscientização desses familiares.

Estiveram presentes no encontro, autoridades do Centro de Reabilitação de Pelotas Cerenepe, membros da Associação de Pais de Pessoas com Síndrome de Down (APADPEL), a assessoria do vereador Cristiano Silva (UNIÃO), representantes do Hospital Escola (HE) e do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), o conselho dos PcDs, além do vice-presidente da Comissão, o parlamentar Jone Soares (PSDB).

A presidente da APADPEL, Luana Braga, reforçou sobre a necessidade de atentar-se ao acolhimento das pessoas com Síndrome de Down, que já um processo em construção desde a fundação do projeto, em 2017. Ela ressalta: “é necessário um acolhimento mais humanizado logo que a criança nasce para que não aconteça um rompimento do vínculo de afetividade entre mãe e bebê e evite a rejeição desse recém-nascido.” E completou: “o debate era para falar sobre comunicação e encaminhamentos para os lugares adequados para atendê-los. É necessário dar um alento para esses familiares.”

O vice-presidente da Comissão, Jone, relatou: “essa reunião foi uma demanda solicitada pela APADPEL, a respeito do acolhimento dessas famílias, sobre como o médico deve passar a notícia. E ajustamos que a associação nos entregará um projeto contendo algumas ideias para a comissão com a finalidade de ajustá-lo e propor ao legislativo, inclusive com capacitações aos profissionais.”

Texto: Assessoria de Imprensa- Câmara Municipal

Foto: Gabriel Xavier