Você está aqui: Página Inicial / Comissão das Pessoas com Deficiência se reúne para discutir demandas das entidades

Publicado em 08/06/2022.

A Comissão das Pessoas com Deficiência da Câmara de Vereadores, através da presidente Miriam Marroni (PT) e do vice, Jone Soares (PSDB), organizou um café com representantes das associações e escolas que atendem às pessoas com deficiência em Pelotas. A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira (7), no plenarinho da Câmara.

Em pauta, foram dois os principais assuntos: esclarecimentos do trâmite das emendas parlamentares destinadas pelo deputado federal Dionilso Marcon (PT) - em articulação conjunta com o deputado estadual Fernando Marroni (PT) e o ex-vereador Sidnei Fagundes (PT), falecido no começo deste ano - destinadas a cinco associações e escolas de Pelotas; e também o acolhimento de novas demandas das entidades para encaminhamento ao executivo.

Segundo o gabinete de Marcon, as entidades contempladas devem receber nos próximos dias a verba de R$ 20 mil (cada), referentes ao orçamento de 2021 da União. A verba foi autorizada pelo governo federal e aguarda apenas a liberação por parte do secretário adjunto do Ministério da Cidadania.

Já o valor de R$ 40 mil para as mesmas instituições - as escolas Louis Braille e Alfredo Dub, a Apae, o Cerenepe e o Círculo Operário Pelotense (COP) -, referentes ao orçamento de 2020, ainda depende de trâmites burocráticos e o processo deve estender-se um pouco mais, ainda sem prazo definido. No total, cada instituição receberá R$ 60 mil, verba que deve ser aplicada para materiais de convivência.

"Foi muito importante essa reunião com o chefe de gabinete do Marcon, ele online em Brasília e nós aqui. Reunimos as entidades para esclarecer a questão dessas emendas e as notícias são boas, a primeira emenda deve chegar na próxima semana. Esse foi um trabalho encaminhado pelo Sid e tenho o dever de dar continuidade a ele", destacou Miriam.

A Comissão ouviu as principais demandas das entidades - dificuldades na renovação do convênio com a Saúde, atrasos nos repasses da Assistência Social e falta de cedência de professores pelo município. Um dos encaminhamentos foi de marcar uma nova reunião, com representantes do executivo, para tentar solucionar os problemas recorrentes enfrentados pelas associações e escolas filantrópicas.

"As pautas se direcionam pela falta de profissionais, quem atende saúde, a fonoaudióloga e neurologista, além da renovação dos contratos SUS. Vamos discutir com o secretário de Governo, Fábio Machado, e tratar, inclusive, da possibilidade de complemento da tabela SUS, o que o município já faz em outras áreas. Vamos reunir, provavelmente, na semana que vem com as entidades e o secretário", conclui a presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência.

Participaram do encontro da Comissão representantes do Centro de Atendimento ao Autista, Danilo Rolim, do Cerenepe, Apae, Escola Louis Braille, Escola Alfredo Dub, Apadpel e do Conselho das Pessoas com Deficiência.