Você está aqui: Página Inicial / Comissão de Direitos Humanos recebe secretário da SAS

Comissão de Direitos Humanos recebe secretário da SAS

Publicado em 31/03/2022.

Nesta quarta-feira (30) a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal recebeu José Olavo Passos, responsável pela Secretaria de Assistência Social (SAS). O convite partiu do presidente da Comissão, vereador César Brisolara (Cesinha – PSB), com objetivo de esclarecer dúvidas e prestar esclarecimentos sobre os serviços oferecidos pela pasta.

Assuntos como políticas públicas para tratar sobre pessoas que estão em situação de rua, segurança alimentar, atendimentos prestados pelos CRAS e CREAS, e auxílio emergencial pelotense, foram centro dos debates durante a reunião que durou mais de quatro horas no plenário.

Na oportunidade, o Secretário aproveitou para fazer um balanço dos atendimentos do auxílio emergencial, além de informar o novo funcionamento que as entidades vão adotar a partir dessa semana, com destaque ao plantão emergencial.

‘’Uma reunião excelente, podemos mostrar um pouco do trabalho da nossa secretária, e escutar os vereadores com a suas opiniões foi de extrema importância, vamos levar em consideração. Tantas coisas que conseguimos conversar em quatro horas, e espero ter respondido a todas elas, estou sempre a disposição’’. afirmou o secretário.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é uma unidade do município responsável por desenvolver serviços de acolhimento e ofertas de serviços básicos para áreas de vulnerabilidade e risco social. Em Pelotas, são seis unidades deste atendimento, todas com serviços completos. Em janeiro deste ano foram 1938 atendimentos e em fevereiro 1610, totalizando 3.548 intervenções. O Presidente da Comissão dos Direitos Humanos, César Brisolara abordou na audiência a mobilidade dos usuários para acessar o serviço, segundo o parlamentar muitos não tem condições de se deslocar até os centros.

‘’Olha sobre a reunião, os principais pontos abordados foram a questão das filas, do Cadastro Único, a questão do atendimento ao nosso CRAS e também das pessoas terem que estar se deslocando da sua do seu território pra vim aqui né? O centro da cidade que muitas vezes as pessoas não tem condições né?. Essas pessoas já vem atrás de uma sacola, atrás de um alimento, atrás se cadastrar para uma tarifa social ou para um Bolsa Família. Então foi colocado, foi externado isso pro secretário de alguma forma atenuar essa dor, uma dor das pessoas que estão lá porque não faz sentido as pessoas que vêm de bairros Getúlio, Pestana, Guabiroba, Farroupilha tem que se deslocar até o centro e quando se desloca até o centro são longas filas e algumas vezes não são nem atendidas.’’

Visando melhorar o atendimento, conforme evidenciado acima pelo parlamentar, o Secretário Olavo informou que a partir de amanhã, as seis unidades do CRAS vão trabalhar com agendamento de 400 atendimentos por mês, sendo assim 25 por dia, mais as prioridades. O horário de atendimento será das 8h até às 17h na SAS.

A mudança no funcionamento é uma manobra para tentar diminuir as filas de espera. Participaram da audiência pública os vereadores Jurandir Silva, Carla Cassais, Fernanda Miranda, Cristina Oliveira, Miriam Marroni Belezinha, Paulo Coitinho, Belezinha, Anderson Garcia, Michel Promove, Jone Soares e Carlos Júnior.