Você está aqui: Página Inicial / Comissão de Orçamento e Finanças realiza prestação de contas das metas fiscais do 2° quadrimestre de 2022

Publicado em 30/09/2022.
A audiência pública foi conduzida pelo Presidente da COF, Jone Soares.

Na manhã da última quinta-feira (29), aconteceu, no plenário da Câmara Municipal de Pelotas, a Audiência Pública de demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2022. A audiência foi conduzida pelo Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), Jone Soares (PSDB) e contou com a participação do Secretário Municipal da Fazenda, Jairo Dutra e da Contadora Pública, Viviane Lemos.

A prestação de contas a cada quadrimestre é estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal e é composta pelo balanço e indicadores importantes que demonstram a responsabilidade da Prefeitura de Pelotas no que concerne a situação financeira do município.

Eu fico satisfeito que temos um bom número de vereadores, pois é importante discutir a situação e rumos financeiros do município, e também é importante que o público saiba o que a Secretaria da Fazenda está planejando e executando, dentro das suas atribuições”, declarou o secretário Jairo.

De acordo com os dados apresentados na audiência, o Resultado Primário, que representa as receitas e despesas primárias do município, teve até o 2º quadrimestre de 2022, um resultado de R$ 76.005.314,24, demonstrando que o Município agiu com responsabilidade e obedeceu às normas da Secretaria do Tesouro Nacional – STN e cumpriu com as metas exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, pois a projeção era um resultado negativo.

O Resultado Nominal, que representa a diferença entre o saldo da dívida fiscal líquida ao final do bimestre de referência e ao final do quadrimestre anterior, apresentou o montante de R$ 74.465.633,71, que representam um controle com relação ao crescimento da Dívida Consolidada Líquida. O endividamento não apresentou acréscimo, com relação à meta de R$ 38.486.840,53, ou seja, o crescimento do endividamento foi menor do que o projetado.

A audiência pode ser assistida na íntegra pelo Facebook da Câmara Municipal de Pelotas, através do link: https://www.facebook.com/camarapelotas/videos/773636153724908

Por Assessoria de Comunicação - Vereador Jone Soares (PSDB)

Foto: Éderson Ávila - TV Câmara Pelotas