Você está aqui: Página Inicial / CONGRESSO PRESENÇA NEGRA: Conversa, diálogo e empoderamento marcaram o primeiro dia do evento

Publicado em 15/11/2023.
Público prestigiou as mais de 20 atrações desta quarta-feira

Já é referência! Começou na manhã deste dia 15 em Pelotas o Congresso Presença Negra – Legado e Futuro. O evento marcado pela expressividade, com painéis e palestras de pessoas que contaram suas histórias, experiências, vivências e discutiram nos mais variados temas os gargalos da negritude para o futuro.

Na abertura oficial o presidente da Casa, vereador César Brisolara (Cesinha - PSB) foi o anfitrião junto aos vereadores Paulo Coitinho (Cidadania), Jone Soares (PSDB), Fernanda Miranda (PSOL), Carla Cassais (PT), Miriam Marroni (PT), Cauê Fuhro Solto (União), Cristiano Silva (União) e receberam autoridades como a prefeita Paula Mascarenhas e os secretários Fábio Machado, Paulo Pedroso e Adriane Silveira, de governo, cultura e educação, respectivamente. A Universidade Católica de Pelotas esteve representada por Carla Ávila, assim como o Conselho Municipal do Povo de Terreiro, através do seu presidente, Babalorixá Rodrigo Domingues e a representante do Praça CEU e CCD, ambos no bairro Dunas, Simone da Rosa.

Em seu pronunciamento Brisolara, celebrou a riqueza cultural e a diversidade que caracterizam a cidade de Pelotas e ressaltou a importância da reflexão sobre o passado.

“Hoje, a Câmara Municipal reconecta-se com sua história ao valorizar a pluralidade e a diversidade de sua representação. Neste congresso damos voz a advogadas, empreendedoras, aristas, professores, influencers e tantas outras pessoas da nossa negritude. Rompemos com a sombra de um passado onde, em 1835, pagava-se a quantia de 400 mil réis para caçar e matar Manoel Padeiro, líder dos quilombolas”, disse o presidente.

Neste primeiro dia o congresso apresentou quatro painéis: Empreendedorismo Feminino Negro: Construindo o Protagonismo, com Luciana Custódio e Fernanda Férsula; Comunicação, Música e Produção: Emponderando Talentos para a Mudança, com Carlos Machado, Paulinho Sereno e Leh Moraes; O Rosto do Negro em Pelotas, com Maria Helena Silveira e Michel Promove; e o painel Empreendedorismo, Maternidade e Autocuidado da Mulher Negra, com Tuane Tarques, Thaiane Madruga e Pâmela Nascente. A palestra ficou por conta de Thaíse Farias com o tema Racializando a Branquitude: Afinal, quem é branco no Brasil?

Em formato pitch, os influencers Pedro Henrique, Nycole Acunha, Thuany Brito, Vagner Farias, Sara Dias, Ju Pedra, Thaiane Schneider e Lady Dee, falaram sobre suas trajetórias, seus trabalhos e a influência de pessoas negras nas mídias sociais.

O pelotense Júlio César Farias, nacionalmente conhecido como Zudizilla, foi o responsável pelo encerramento do primeiro dia. Morando atualmente em São Paulo, o designer por profissão, grafiteiro e astista plástico é hoje um dos rappers mais bem-conceituados no país. Com seu pocket-show ele segurou o público até os últimos minutos desta quarta-feira.

O Congresso Presença Negra: Legado e Futuro segue com sua programação aberta ao público nesta quinta-feira (16), a partir das 13h30min, e as inscrições podem ser realizadas gratitudinalmente direto no setor de credenciamento do evento.

Confira abaixo a programação completa para quinta-feira (16/11):

13h30min – Painel com Daniel Amaro, Éder Ribeiro e Mattozo

15h – Palestra com advogado Fábio Gonçalves

16h – Painel com Michel Promove, Emerson Nunes e Fagner Feijó

17h30min – Painel com Presidente da Câmara Municipal de Pelotas, César Brisolara

19h – Sessão Solene de entrega da Medalha Mestre Batista

21h30min – Emerson Nunes (voz e violão)

Foto: Fernanda Tarnac