Você está aqui: Página Inicial / Congresso Presença Negra: Legado e Futuro acontece hoje

Congresso Presença Negra: Legado e Futuro acontece hoje

Publicado em 15/11/2023.
Evento é realizado em alusão ao mês da Consciência Negra e traz o empoderamento da representatividade negra em Pelotas e região

Começa hoje (15) em Pelotas o evento organizado pela Câmara Municipal, Congresso Presença Negra - Legado e Futuro. O encontro tem como objetivo fomentar o diálogo sobre empreendedorismo, representatividade e o combate ao preconceito racial. As atividades serão realizadas no auditório do banco Sicredi, localizado na Avenida Dom Joaquim, 1087.

Na programação, uma extensa e diversificada agenda com palestras, painéis, pich com criadores de conteúdo digital, exposições, apresentações artísticas e a sessão solene de entrega da Medalha Mestre Batista, irão compôr a grade de programação, dando protagonismo à presença negra no município e na região. Entre os convidados estão o músico Zudizilla, o grafiteiro e tatuador Beethoven, o artista plástico Zé Darci, o jornalista Carlos Machado, a rapper Lady Dee, além da Feira de Mulheres Empreendedoras Negras e Indígenas. Daniel Amaro, Charme na Rua, Thaíse Farias, Mestre Griô Dilermando, Luciana Custódio, Tuane Tarques, Nycole Acunha, Thuany Brito, Thaiane Madruga, Pamela Nascente, Fernanda Férsula, Fábio Gonçalves, Éder Ribeiro, Emerson Nunes, Fagner Feijó, Ju Pedra, Thaiane Scheiner, Sara Dias, Pedro Henrique e Paulinho Sereno, também são nomes estão confirmados.

O congresso pretende estimular o debate com a população e a comunidade acadêmica, proporcionando certificados de horas complementares, para alunos das instituições de ensino público e privado.

O presidente da Casa Legislativa, vereador César Brisolara (Cesinha - PSB), enfatizou sobre a importância da inserção de diferentes atores no congresso para potencializar o debate racial.

“É um encontro amplo com diversos segmentos, desde a comunidade acadêmica até a comunidade que está nos bairros, nas periferias, se movimentando. Podemos citar como exemplo a presença de tracistas, nutricionistas, terapeutas e advogadas, que também se tornam protagonistas desse dia”, disse Cesinha. “Avançamos muito além do legislativo com este evento que traz as temáticas vivenciadas no dia a dia da população negra. Pretendemos também levantar soluções como, por exemplo, para a escassez de negros no mercado de trabalho, e pensar na geração de emprego e renda, com a pretensão de movimentar diversas feiras se tratando dessa temática”, completa o presidente.

O encontro ocorre amanhã a partir das 9h e se estende até 22h30min. Quinta-feira (16) as palestras começam às 13h:30min, pois pela manhã acontece atividade interna com servidores da Câmara Municipal. A sessão solene está marcada para às 19h, deste segundo dia. Presença Negra – Legado e Futuro, tem entrada gratuita para o público. A programação completa e outras informações estão disponíveis nas mídias sociais do legislativo pelotense (@camarapelotas), assim como o link para inscrições.

Medalha Mestre Batista

A homenagem Medalha Mestre Batista neste ano vai para duas personalidades de Pelotas que carregam a força, garra e determinação do povo negro. A primeira homenageada é Helenira Goularte Brasil Dias, graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas e atualmente é conselheira do Conselho da Comunidade Negra do Município, conselheira do Conselho da Mulher, assessora administrativa do Conselho Municipal de Cultura, chefe do setor de manifestações populares, coordenadora do Mercado das Pulgas e gerente do Mercado Público Central. O outro homenageado é Jair Duarte Corrêa, que iniciou sua jornada como dançarino de braking nos anos 80. Sua paixão pelo movimento hip hop não apenas o envolveu, mas o levou a experimentar diversos elementos fundamentais, incluindo dj, grafiteiro, mc e b.boy. Ao longo dos anos, Jair Corrêa não apenas aperfeiçoou suas habilidades em cada elemento do hip hop, mas também se tornou um verdadeiro embaixador do movimento em pelotas.

“Mestre batista não foi uma figura que teve a trajetória dentro dos muros acadêmicos e legislativos, então, deveríamos fornecer o verdadeiro sentido de quem é o Mestre Batista para a sociedade. Essa foi a nossa proposta em realizar todo esse congresso para levar a sessão solene para dentro dele”, finaliza Brisolara.